quarta-feira, 2 de março de 2011

Obsessões da forma

Eu sei que eu deveria estar escondido dentro de casa full time. E estou mesmo assim, a maior parte do tempo. Acontece que, ontem, eu precisei sair para pagar uma conta. Eu tinha que pagar a tal conta na loja, não podia ser via internet bank, não. Se a lojinha receber o dinheiro, pessoalmente, ela mais rapidamente deixa eu continuar usando o cartão e, hoje, iremos ao supermercado usá-lo. Assim sendo, fui a uma filial da tal loja, lá na Av. Paulista, bem perto do Masp. Pensei: se pretendo ir a um lugar público, que seja um no qual as pessoas não precisem ficar exatamente do meu lado.

Quer lugar mais livre do que um lugar que tem um vão livre? rsrsrs

E, então, tudo aconteceu. Além de aproveitar a terça-feira em que a entrada no Masp é gratuita e, depois de rever pela milésima e querida vez os clássicos do acervo, lá em cima, ou seja, os quadros: Monets, Renoirs, Picassos, Modiglianis etc., desci ao subsolo do Masp para conferir a exposição Obsessões da forma.
E, então, estava em um céu em que a vida se divide em 7 núcleos temáticos: Guerreiros, Nus, Casais, Dança, Abstração, Animais e Bustos. Muito comovente ver o acervo de escultura do Museu assim, tão delicadamente distribuído. E que acervo!

No primeiro núcleo de Guerreiros, somos recebidos por dois guerreiros chineses muito distantes no tempo e muito vivos na expressão. A bailarina de Degas sempre me comove, além da delicadeza da composição, talvez o que mais me comova é saber que o tecido esgarçado de sua saia tem mais de 100 anos... A Eterna primavera, de Rodin, também é comovente, absurdamente, a começar pelo título e que justifica esse beijo apaixonado do casal. Móbiles em geral são minha eterna paixão, e ver um tão delicadamente articulado, posto que pensado por um artista deixa-me completamente estupefato.
Já os nus sempre me lembram do tempo em que trabalhei como modelo vivo...
Mas fiquei mesmo boquiaberto foi diante da cabeça de Greta Garbo. Por que será?

Isso tudo diz respeito apenas ao que pude localizar as imagens e trazê-las para cá. Mas, na verdade, são cerca de 40 peças em exposição. Absolutely amazing!

Se eu fosse você eu iria de qualquer jeito para o Masp. Eu iria agora, mesmo que fosse disfarçado e de óculos escuros, como eu mesmo fui...rsrsrs

Guerreiro Chinês, período Tang, 618-907 d.C.

Bailarina de 14 anos, 1880, Degas.
Eterna Primavera, 1897, Rodin.

Móbile, 1944-48, Alexander Calder.

Nu deitado, 1932, Augusto Zamoyski.

Greta Garbo, 1937, Ernesto de Fiori

Nenhum comentário:

Postar um comentário