quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Wickedness

A maldade é terrível por que tem muitos nomes. Ela pode ser chamada de, no mínimo, falta de educação. Já sua expressão máxima pertence à ordem do inominável.
Imaginem uma situação vulgar como essa: você senta-se em um balcão de uma padaria, pede uma bebida, serve-se de um copo, deixa a garrafa quase cheia, no balcão, e ausenta-se por instantes. Quando volta, a mesma garrafa está quase vazia. Há suspeitos de terem tomado o seu conteúdo, no entorno, e você fica constrangido de reclamar a quelqu'un.
Evidentemente, essa é uma maldade que pode servir de exemplo àquela modalidade primeira: a da mínima maldade. No entanto, sabendo já da proporção que essa mera maldada pode vir a alcançar, em se tratando de seres humanos, você fica alarmado com o ocorrido.
Ok. Você decide pagar pelo que não tomou. Assim sendo, conclui-se que a amaldade é sobretudo injusta, e imediatamente, uma vez que, de fato, as consequências dessa maldade são imediatas para o vitimado.
Entretanto, penso que também para o maldoso poderão tais atos resultarem em consequências,  ainda que, aqui e ali, elas não sejam claras e possam se vestir de mistério. Tais consequências poderão ir se somando, como quando ele faz da maldade um hábito. E, claro, tais maldades em exercício poderão alcançar também o status daquela maldade inominável.

Isso é assustador e, no entanto, parece mesmo pertencer a uma certa condição humana.

God deliver us from evil.

2 comentários:

  1. Oi Josafá!
    É assustador como hoje em dia vem crescendo essa disposição para o mal a começar por pequenas coisas(se é que existe tamanho para o mal, é o mal simplesmente). Você percebe isso a cada vez que se admira de uma boa ação de alguém, a mídia a todo instante nos mostra coisas ruins, desagradaveis e isso já não nos surpreende tanto... é triste...

    ResponderExcluir
  2. Então, Valéria, Deus nos livre desse mal, ao menos na esfera da nossa própria conduta, né?
    Eu não gosto de fazer muito barulho também em torno disso, já que como você falou a mídia tem feito mais do o necessário nesse sentido. Mas tudo o que me acontece passa por algum nível de elaboração fundamental e, no mínimo, o resultado disso vira um post por aqui. rsrsrs

    ResponderExcluir