sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um livro para o irmãozinho ou a irmãzinha

Eu tenho uma sobrinha linda e que tem apenas três aninhos de idade. A Amanda, como ela se chama, nasceu educada. No último fim de semana, eu a presenteei com 4 livrinhos infantis, de contos da carochinha... Ela ficou muito feliz, pediu para eu ler repetidas vezes a mesma história. rsrsrs
E, quando teve que ir embora, me disse:
- Muito obrigada pelos livros, titio!
Pois bem, essa minha sobrinha tem uma irmãzinha de apenas 1 ano de idade, e, outro dia, ela estava reclamando... da irmãzinha!
Eu fiquei comovido e porque conheço bem essa história, eu também tenho um irmão apenas dois anos mais novo do que eu e, lembro-me que, na infância, foi muito triste para mim quando ele apareceu em cena. rsrsrs
Houve até um tempo em que eu não concordava com os casais que têm filhos, seguidamente, muito provavelmente por conta desse trauma.
Mas, hoje, eu sei que os filhos podem vir mediante um planejamento, como podem vir de qualquer modo. E, então, por favor, também há mistério aí...
Pois bem, para os casais que já têm um filho e que programaram ou não a vinda de um segundo, e para o caso de ele vir de qualquer modo, para essa nave que é o planeta terra: bem, saibam que é sempre bom preparar, para essa tal novidade, aquele que veio antes, ou seja, que chegou por aqui primeiro.
Um livro infantil muito adequado para esse momento é o de Letícia Wierzchowski. A autora é mais conhecida pela sua obra A Casa das Sete Mulheres, que já foi levada às telas da Rede Globo de Televisão. Mas ela também escreve para crianças. E, agora, acaba de lançar Semente de Gente, pela série Galerinha, da Editora Record. Ela começa o livro de uma maneira bastante singela:

Era uma vez um menino
vendo crescer uma semente.
 Não era semente de planta,
era semente de gente.

Daí até o final, acompanhamos a espera da mãe, dos pais e do menino até a chegada do bebê. Há muita expectativa e muita lição de como é possível aprender a dividir as coisas e a multiplicar o amor.
Uma outra passagem que nos dá bem o tom do livro:

O menino acordou assustado
pensando na semente que crescia:
não precisava ser muito avançada,
com design europeu
e outras ousadias.
Era melhor um bebê básico,
com dois braços, duas pernas,
uma cabeça e dois olhos.
parecido com ele:
era isso que o menino queria.

E eu quase acrescentaria: e era isso que ele teria. rsrsrs
As ilustrações do livro são de autoria do artista plástico Virgilio Neves e são de uma riqueza sem igual. E, por isso mesmo, eu resolvi trazer alguns desses quadros para cá.

Enjoy it!







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Obrigado pelos elogios. É bom saber que as ilustrações e o livro agradaram. Um grande abraço

    Virgilio Neves
    vineves@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. linda a história e as ilustrações e um texto gostoso....recomendo a matéria do blog. beijos

    ResponderExcluir
  3. Josafá: só tenho um filho e não faz parte dos meus planos ter mais outro. Mas seu texto é tão bom que me deu vontade de comprar o livro só para contar para o Victor como é que as crianças surgem!

    um beijo,
    Patrícia Bull (ex DC)

    ResponderExcluir
  4. Virgílio,

    Agradaram muitíssimo e eu espero que muitos leitores, adultos e crianças,possam apreciá-los como eu. Foi toda a intenção dessa postagem divulgar a força educadora dessa sua parceria.
    um grade abraço para você também!

    ResponderExcluir
  5. Terezinha querida, obrigado pela recomendação! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Paty,
    Que elogio agradável! Muito obrigado! Sim, o livro vale para a circunstância determinada da chegada de um irmãozinha ou irmãzinha, mas também é uma iniciação ao delicado assunto da concepção. O Victor vai curtir!

    ResponderExcluir