segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Laurie Anderson - I in U / Eu em Tu

Hoje, descobri algo sen-sa-ci-o-nal. Que haverá uma exposição com trabalhos de Laurie Anderson, no CCBB de São Paulo. Aqui, ao lado de onde eu trabalho, no centro da cidade. Será a primeira exposição individual da artista no Brasil.

Descobri essa informação no site da Globo News. A repórter Bianca Ramoneda foi até o estúdio de Laurie Anderson, em Manhattan, e estrevistou a artista.

Se ainda existe alguém no mundo que não conheça Laurie Anderson, então, que esse alguém corra para lá, primeiro ao site, para ver e ouvir a entrevista e, claro, depois ao CCBB para ver a exposição. Laurie Anderson é uma artista multimídia, desde muito antes de as pessoas imaginarem que isso pudesse existir. Ela desenha, fotografa, cria instalações sonoras, objetos e. lógico, faz música. O violino é um companheiro inseparável de suas performances por que Laurie acha que esse é o instrumento que mais se aproxima da voz feminina. Ela se considera uma contadora de histórias e a tecnologia é um instrumento para que ela possa contar essas histórias todas que tem para contar.
Algumas passagens do depoimento da artista, nessa entrevista, emocionaram-me, particularmente. Cito, a minha maneira, dois momentos:
1) Quando ela diz que os EUA são um país muito apocalíptico. Para Laurie, as pessoas falam muito em fim do mundo, por lá, mas não falam em fim do capitalismo... Sobretudo, isso de fim do mundo é incansável, porque eles são muito fundamentalistas, acreditam em céu e inferno, e, então, crêem no fim do mundo: em Cristo descendo à terra, de corpo e alma, e determinando o fim do mundo. Eu concordo com a atriz que não há nada mais patético do que isso. Ela também disse que o consumismo: essa coisa de querer possuir uma casa, um computador etc. e etc.é a tônica contemporânea, ninguém fala em ajudar ao outro, por exemplo, mas em possuir para si. Enquanto que, quando ela era jovem, seus amigos não pensavam em possuir nada, mas pensavam apenas em criar.
2) Também achei emocionante ela dizer que está casada há 19 anos com Lou Reed e que ela o acha mais generoso do que ela própria, pois quando vão ao teatro, por exemplo, ela, às vezes, não gosta da peça, fala mal de uma determinada interpretação no 2º ato... e ele diz: mas o ator que fazia o papel do avô era muito bom. Além disso, ela não se lembrava de uma única vez que ele pudesse tê-la aborrecido, nesses 19 anos, o que é um privilégio uma vez que há pessoas que são aborrecidas estando apenas há 10 minutos conosco! rsrsrs

Eu fiquei emocionado por que ela é uma artista que se manteve coerente em relação a toda a sua carreira e seu trabalho. É alguém que continua afirmando o que há de melhor em ser artista: fazer esse mesmo trabalho. Ela, aos 64 anos, continua verdadeira e jovem. Prometa-me que você irá até o site da Globo News e verá a entrevista toda!





I in U / Eu em Tu - Laurie Anderson
Mostra restrospectiva da artista norte-americana, elaborada exclusivamente para o CCBB.

Conjunto de obras originais composto de instalações, fotografias, desenhos, vídeos, músicas e documentações de performances e criações produzidas desde os anos 70 até os dias atuais.
Curador: Marcello Dantas
Local: CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Período: 12 de outubro a 26 de dezembro
terça a domingo
10h às 20h

6 comentários:

  1. nossa, quero o lou reed pra mim!
    K.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso...gostei! Grande Lou Reed!!

    Muito bom o conteúdo do seu blog...ótimas dicas por aqui..

    []s

    ResponderExcluir
  3. Rafael,
    Muito Obrigado e volte sempre.
    Esse casal é mesmo o máximo, não é mesmo?

    um abração

    ResponderExcluir
  4. Olha só a gafe. Pedi para você assistir essa entrevista da Globo News sendo que você deu a a dica aqui no seu blog bem antes... É isso que da não acompanhar seus textos.

    Gostei da entrevista. Achei que ele estava um pouco menos paciente do que no CCBB. Mas que não muda de humor? A parte que mais gostei da entrevista foi quando ela falou do Lou Reed. Quando começou a falar sobre ele, abriu um sorriso que foi até o final da sua fala sobre ele.

    Bem, eu não conhecia a Laurie. Agora já estou conhecendo e gostando e ainda nem vi a exposição no CCBB com a devida atenção merecida.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. É verdade. Acho que artistas como Laurie acham meio aborrecido conceder entrevistas
    a jornalistas, embora isso faça parte da vida deles, não é mesmo? Eu achava que vc sabia desse link que fiz para a tal entrevista.rsrsrs
    Eu também ainda não vi a exposição toda... Precisamos voltar lá! ;-)
    abs

    ResponderExcluir