quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quando a cultura é epifania

Ontem, li na Folha uma matéria que contava acerca de uma pesquisa feita no estado de São Paulo e que revelou a baixa frequência de paulistas a teatros, cinemas e exposições em geral (40% não costumam ir a cinemas, 60% idem aos teatros e 61% idem aos museus).
Segundo a matéria, a justificativa que os entrevistados deram foi simplesmente: “Não me interesso/nãogosto/não me sinto bem fazendo”. ;-o
As pessoas foram bastante sinceras! rsrsrs
Vale a pena ler a matéria (no link acima) porque há depoimentos de pessoas do teatro e do cinema analisando o fato...  O mais interessante, para mim, é que essas mesmas pessoas que se assumem desinteressadas por esses programas culturais, também revelam que “gostariam de gostar de cultura”. O que Ana Paula Souza chamou, acertadamente, de um paradoxo. Ou seja, embora não frequentem tais programas porque não querem, eles dizem ter gosto por “realizar atividades culturais” (68%).
É claro que é um paradoxo e que faz sentido. Todos sabemos, instintivamente, que a arte tem muito a nos oferecer! ;-)
Hoje, na Pinacoteca, está acontecendo um Seminário que lançará os resultados dessa Pesquisa e ainda contará com a participação de pessoas consideradas do establishment da cultura em São Paulo: gente do teatro, cinema, mídia etc.
Eu que não posso estar lá, pretendo tão somente dizer por aqui o que penso. E de um modo que talvez lhes pareça tergiversado.
Eu sou alguém que sempre fui apaixonado pelo universo da cultura, pertenço, portanto, à minoria do estado de São Paulo que, sim, se interessa por tudo o que acontece na literatura, no teatro, no cinema, ou quase tudo, ou seja, na medida do possível. Vou aos museus, exposições e até mesmo a concertos e isso desde muito cedo. Pelo menos desde os meus 12 anos de idade. Não foram os meus familiares que me incentivaram a ter esse tipo de experiência, a da fruição estética (com exceção do gosto pela leitura: meu pai e minha avó liam muito e a minha criança via a cena dos adultos leitores).
Comigo simplesmente aconteceu de eu experimentar e como que, instintivamente, compreender que nessa seara, a do universo da cultura, eu teria uma fonte como que infinita de aprendizado.
Talvez por essa minha experiência muito pessoal, eu considere que nessa seara não seja possível "forçar" nada. A escola vai poder fazer sua parte, se os professores e os responsáveis por essa educação formal assim o desejarem, a família também pode fazer, o governo sempre poderá e deverá cumprir o seu papel nesse setor e, claro, os artistas também.
Sim, ele os artistas é que são aqueles incansáveis trabalhadores que semeiam e semeiam e semeiam.
Vejam, por exemplo, o que nos conta a jornalista Rita Alves, que, para fazer uma matéria para o DCultura, colheu o depoimento de responsáveis pelo projeto Margem e que conta com a participação do artista mexicano Hector Zamora (cujos trabalhos ilustram esse post) Ele é o responsável pela instalação daquelas árvores imensas que estão sobre o rio Tamanduatei, no centro velho de São Paulo. Pois bem, contaram à minha amiga que, desde que as árvores apareceram suspensas sobre o rio, os habitués do local (pessoas que trabalham no Mercado Municipal, camelôs ou os moradores de rua daquela região quase abandonada), todos ficaram tomados pela intervenção, tiveram um assombro, estranharam, muitos se empolgaram, viram nas árvores sinal de boa sorte...
O que a arte nos propicia é isso! É isso viver a cultura que se manifesta!
 Essa experiência levou a arte às ruas, como várias outras manifestações que têm ocorrido pela cidade. Quem sabe não seja disso mesmo que as pessoas estejam precisando para se entregarem a esse prazer e à experiência de epifania que o universo da cultura nos propicia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário