quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Aço Orgânico de Cássio Lázaro

Quando cheguei na minha mesa de trabalho, hoje pela manhã, a primeira coisa que vi foi um catálogo belíssimo, reunindo imagens das esculturas em aço de Cássio Lázaro, e que uma amiga querida me deixara.
Esse artista nascido em Minas Gerais mas radicado, desde muito cedo na vida, em São Paulo, é um escultor e que tem como matéria-prima de seus trabalhos o aço corten ou o aço inox, que ele pode escovar e desenhar a fogo.



Fui informado de que o artista é autodidata e ele mesmo cria as ferramentas que utiliza durante o seu trabalho, como marreta, prensa hidráulica e máquina de jatear para conseguir as curvas e dobras presentes nas peças além de usar, com grande equilíbrio, o envelhecimento artificial e a ferrugem precipitada no aço com fogo do maçarico.

Suas esculturas, podemos observar, são um produto intenso, de muito trabalho, no qual ele alcança leveza, singularidade e beleza.
Podemos ver nessas esculturas formas que foram absolutamente sutilizadas, abstraídas a partir de uma matéria que, sabemos, não se dobra facilmente à vontade do artista.
Sim, é visível que ele travou uma luta lenta, duradoura, delicada, e o resultado emociona o observador.

Então, é isso - dizemos diante dessa beleza - é possível tornar leve e maleável e, aparentemente, frágil o que é pesado e duro e forte.
Segundo o release que recebi, ele afirmou acerca desse trabalho que procurou caminhos que pudessem passar, para o aço, toda a sensibilidade da renda, fibra e tecido.

Portanto, é preciso também ter imaginação para observar essas peças e com elas travar um diálogo. Elas foram oferecidas ao mundo pelo artista para isso mesmo. Então, renda-se às rendas, corais ou o que mais você desejar e puder ver nos objetos plásticos e pleno de sensações, nas esculturas de Cássio Lázaro.









Exposição - Aço Orgânico de Cássio Lázaro

de 14 de setembro a 2 de outubro de 2010
Galeria de Arte André
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.753
segunda a sexta-feira, das 10h às 20h
sábados, das 10h às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário