quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quando o sentimento é amor

Eu continuo lendo Ana Karênina de Tolstói. Sim! O romance é imenso e quem acompanha esse blog sabe que eu comecei a ler esse livro faz alguns dias. Agora alcancei a página 371 da edição que leio, cuja tradução é de Manuel Siqueira Paranhos. Estou quase terminando o primeiro tomo. ;-p
Há um casal, que já citei por aqui, que faz um contraponto, dentro da obra, ao triângulo amoroso protagonista, ou seja, Ana Karênina, seu marido Alieksiei Alieksándrovitch, e seu amante, o Conde Vronski. Trata-se mesmo de um constraste e que se dá porque naquele o amor é puro, ele não é contaminado pelo desejo um tanto inconsequente, como sói ser os dos amantes, e tampouco pela febre do egoísmo desenfreado, por exemplo, e que acomete, em geral, os envolvidos na experiência de adultério.

Kitty e Liêvin, ao contrário, são adoráveis. Kitty, é verdade, há um tempo atrás havia preterido Liêvin, ainda que inadvertidamente. É que ela estava confusa. Agora, ambos se reencontram em um jantar na casa da irmã de Kitty e a cena é de puro puro puro amor.
;-D

- Disseram-me que tinha abatido um urso - interveio Kitty, procurando, debalde, espetar um cogumelo recalcitrante; o garfo escorregava, Kitty impacientava-se, afastava para trás as rendas da manga do vestido, descobrindo um pouco o bonito braço. - Há, realmente, ursos na sua propriedade? - acrescentou, voltando para ele um rosto sorridente.
Aparentemente não havia nada de extraordinário no que Kitty dissera, no entanto que inexplicável significado tinha para ele cada som e cada movimento dos seus lábios, dos seus olhos, das suas mãos! O que isso não dizia! Havia neles um pedido de perdão, confiança em Liêvin, uma carícia meiga e tímida tal como uma esperança e uma promessa de amor, coisas que ele, Liêvin não podia deixar de querer e que o inundavam de felicidade.

Não dá vontade de viver isso?

2 comentários:

  1. dá sim, os momentos mais mágicos da vida..
    bj,
    kika

    ResponderExcluir
  2. Kika,
    é mesmo uma delícia essa aura de magia e proteção que cerca os que se amam, verdadeiramente.
    bj

    ResponderExcluir