quarta-feira, 7 de abril de 2010

O magnífico Ossário de Alexandre Orion

Vejam vocês como o preconceito é mesmo uma coisa terrível!
Desde o mês passado, eu soube de uma exposição no CCBB, aqui no centro de São Paulo. Mas não quis descer ao subsolo porque a exposição se chamava Ossário e tudo o que via no cartaz era o desenho de umas caveiras, achei melhor não... Graças a Deus, tenho bons amigos e, hoje, uma amiga voltou da exposição e me disse: Josafá, você precisa ir lá ver! Quando eu disse que eu tinha evitado, ela me disse: Não, é uma outra coisa...
Quando entrei no subsolo do Centro Cultural,lá estavam as caveiras tomando a parede. Quando entrei na sala escura, um vídeo mostrava um rapaz, o Alexandre Orion, trabalhando no túnel da Av. Europa e Cidade Jardim. Ele, usando máscara e com um pano na mão, ia limpando toda a fuligem de imensos painéis que cobriam o túnel e com isso desenhava nossas caveiras. Então, aparecem em cena policiais dispostos a questionar sua atitude. Depois de um tempo, também parou um carro da própria CET - Companhia de Engenharia de Tráfefo da cidade. O filme também mostra a decisão da prefeitura para acabar com a intervenção do artista. Um carro pipa aciona a mangueira e limpa todo o painel, lavando a fuligem e, com ela, mandando as caveiras para o ralo.
O mais triste é que limparam apenas onde ele desenhara. Isso tem um nome: censura! Quando, provocativo, ele continuou seu trabalho em 120 metros de túnel, a prefeitura decidiu que limparia todos os túneis da cidade. Orion diz no seu site: Em menos de 4 meses tudo estará sujo de novo. Melhor do que limpar seria pararmos de poluir.
Eu chorei de emoção por tudo, pela atitude do artista, pelo horror da poluição na cidade e, portanto, verdade mortífera a que as caveiras aludem e, claro, pela truculência dos órgãos do poder. Louvo a atitude do CCBB em trazer para o seu subsolo a atmosfera vivida pelo artista no túnel, e pela consagração dessa intervenção que nos desmascara, bem como aos tolos desmandos de quem não tem a consciência tão limpa assim...
A exposição acontece de terça a domingo
no subsolo do CCBB
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Até 9 de maio
entrada franca \o/

2 comentários:

  1. Viva Orion!
    Se eu morasse numa cidade que me permitisse transitar da Zona Oeste até o Centro sem levar duas horas, iria já ver isto!

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    Pela emoção que senti, vale a pena o trampo...
    Quem sabe no fim de semana!
    É tudo o que eu disse e um pouco mais.
    Viva Orion! \o/

    ResponderExcluir