quinta-feira, 22 de abril de 2010

Amor de mãe no cinema

Hoje eu recebi um e-mail do pessoal do Cine Belas Artes, divulgando os filmes que estarão no seu Cineclube. São todos excelentes reprises. Eu assisti a todos e recomendo vivamente. Achei hilária a ironia do título dessa programação, afinal todas as mães desses filmes são louquíssimas, sem exceção. Mas mãe é mãe e, nesse caso, também está valendo a máxima: toda forma de amar vale a pena. Não é mesmo? rsrsrs

Esse é o excelente texto que recebi por e-mail:

Coletânea: Amor de Mãe

No período de 23 de abril a 20 de maio, para celebrar o mês das mães, o Cineclube preparou uma coletânea com quatro obras que destacam a figura materna.
Essas mães, cheias de encantos e defeitos, estarão nos filmes Belíssima (1951), de Luchino Visconti; Os Imorais (1990), de Stephen Frears; Um Dia Para Não Esquecer (1991), de Jean-Louis Bertuccelli; e Betty Fisher e Outras Histórias (2001), de Claude Miller.

Se os filmes são ótimos, boa parte dos seus méritos se deve às performances das atrizes Anna Magnani, Angelica Huston, Giulietta Masina, Nicole Garcia, Sandrine Kiberlain e Mathilde Segnier, todas maravilhosas.
Em Belíssima, o clássico desta coletânea, Anna Magnani, que anos mais tarde encarnou a Mamma Roma, de Pasolini, está magnífica. A história, atualíssima, é sobre uma mulher que acredita que a sua pequena filha, vista por ela como a criança mais bela da Itália, seja a candidata perfeita para ocupar uma vaga no elenco de um filme que está sendo produzido na Cinecittà. O fato é que a garota, infelizmente, não agrada nem um pouco aos olhos dos responsáveis pela seleção, e logo será motivo de piadas nos bastidores. Mas, é claro que a tempestuosa Maddalena, a personagem de Magnani, não deixará isso por menos.
A atração seguinte, Os Imorais, é um filme que retrata as relações familiares de uma maneira bem torta. O trio protagonista é composto por mãe, filho e a namorada deste. Todos bandidos. São golpistas de luxo que se amam e se odeiam sem se preocuparem com limites ou escrúpulos. Numa determinada cena o contato físico entre Angelica Huston e John Cusack deixa claro que o sentimento da mãe pelo filho, pelo menos naquele momento, vai muito além do que se pode chamar de afeto maternal.
Para os saudosos de Giulietta Masina, Um Dia Para Não Esquecer é programa imperdível. Trata-se do último trabalho dela, que faleceu em 1994, seis meses depois de seu marido, Federico Fellini. Neste filme Masina interpreta uma matriarca que resolve vender a casa da família, mas antes oferece um almoço de despedida para os filhos, noras e netos. No entanto, o filho que ela mais aguarda, desaparecido há 15 anos, ninguém sabe se está vivo ou morto.
A trama de Betty Fisher, na realidade apresenta três mães. Inicialmente são uma mãe e uma avó. A mais velha é Nicole Garcia e a mais jovem Sandrine Kiberlain. Esta última dá vida a uma escritora que acabou de perder tragicamente o único filho. Mas a sua mãe logo aparece para lhe reconfortar e não tarda em arranjar uma maneira de amenizar a dor. Ela rapta um garoto da mesma idade daquele que morreu e o leva para a casa da filha. Não deixemos de avisar que o menino roubado também tem uma mãe biológica. É quando entra em cena Mathilde Segnier representando uma figura barra pesada, capaz de colocar Paris de cabeça para baixo até descobrir o paradeiro da sua cria.

Cada filme será apresentado por uma semana, diariamente, em sessão única.
(os horários podem variar de filme para filme, entre 19h e 19h30)

23 a 29 de abril

BELÍSSIMA (Bellissima)
Itália, 1951, p/b, 108 min., 12 anos.
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari e Tina Apicella.

Um diretor de cinema está realizando testes com atrizes mirins, pois precisará de uma menina para o filme que rodará na Cinecittà, em Roma. Atendendo a um anúncio, uma mãe cinéfila leva sua pequena filha para disputar o papel. Porém os produtores acham a garota feia e fazem piadas sobre isso, despertando a ira da mãe.

30 de abril a 06 de maio


OS IMORAIS (The Grifters)
EUA, 1990, cor, 119 min., 14 anos.
Direção: Stephen Frears
Elenco: Angelica Huston, John Cusack e Annette Benning.

A relação de um homem e duas mulheres, uma delas é sua mãe e a outra sua namorada. Eles são três golpistas que se amam, se odeiam, nutrem sentimentos incestuosos e não medem escrúpulos quando o assunto é dinheiro.

07 de 13 de maio

UM DIA PARA NÃO ESQUECER (Aujourd'Hui Peut-Être)
França, 1991, cor, 90 min., 12 anos.
Direção: Jean-Louis Bertuccelli
Elenco: Giulietta Masina, Eva Darlan e Jean-Paul Muel.

Neste último filme da atriz Giulietta Masina, ela interpreta uma matriarca que resolve vender a casa onde sempre viveu, mas antes reúne a família para um almoço de despedida. Entre conversas e doces recordações ela espera ansiosamente pela chegada de seu filho favorito, que há 15 anos não aparece.



14 a 20 de maio

BETTY FISHER E OUTRAS HISTÓRIAS (Betty Fisher et Autres Histories)
França, 2001, cor, 101 min., 14 anos.
Direção: Claude Miller
Elenco: Sandrine Keberlain, Nicole Garcia e Mathilde Seigner.

Duas mulheres, dois mundos. Betty Fisher é uma jovem escritora de talento que descobre o prazer do amor maternal com seu filho de quatro anos. Ao mesmo tempo uma garçonete, cuja vida não é um mar de rosas, também tem um filho a quem trata grosseiramente. Uma terceira mulher, a mãe de Betty, irá juntar essas diferentes realidades de maneira inesperada.

2 comentários: