segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Titi Freak











Esse artista é brasileiro e querido no mundo das artes e isso em vários lugares do mundo. A intervenção da sua arte pode ser vista nas ruas de São Paulo, Tokyo, New York, London. Ele também é visto em galerias. Aqui em São Paulo, o Instituto Tomie Otake já abriu seu espaço ao grafiteiro e a Galeria Choque Cultural está com uma exposição de seus trabalhos até o fim desse mês. Em Novembro, ele irá pintar um painel de 8 metros no MASP. Parabéns Titi Freak! Deve ser uma imensa responsabilidade. O Masp é tão querido! Estamos ansiosos para ver esse trabalho.
Acho incrível que suas figuras apresentem quase sempre um olhar morto, sem menina dos olhos. Adoro esses peixes e também o leão, ambos em portas de estabelecimentos comerciais.
Sempre acho que faz mais sentido que esses desenhos estejam lá mesmo onde nasceram, ou seja, nas ruas, embora os museus devam também adotá-los se não quiserem ficar absolutamente desatualizados. O valor dessa manifestação é incontestável, dentro e fora dos museus. Essa é a nossa própria vida contemporânea retratada.
A palavra "sempre" que ele escreve em alguns trabalhos parece ser essa afirmação do artista em dizer-se compromissado com um trabalho sempre coerente com suas raízes e, por outro lado, descompromissado com o status quo, o que resulta na sua ligação permanente com o seu universo de base: o underground.
Adoro!
Vida longa ao artista! \o/

2 comentários:

  1. Olá Josafá !

    Eu não entendo o silêncio em seu blog. ¿ Será que as pessoas são finalmente idiotas ? ( mas eu sou o primero !)

    Qualidade, conteúdo rico, interessantes seleções ... ¿Porque as pessoas não fazem comentários aqui?...só tenho uma idéia: A idiotice tem invadido o mundo!( e é imperdoável!)

    Bem,digo para mim ...vou a dizer algo ¿sem?...porque eu também estou fazendo este pecado do silêncio (pintor estúpido !)

    Bom... Esse cara, Titi Freak, parece-me muito bom, muito dinâmico e inovador (e um pouco canalha?). ¡Eu gosto!

    Sim, me faz lembrar de um super-artista de comics que trabalhou na importante revista francesa "Metal Hurlant", e que eu amo. É chamado Enki Bilal. Procura, procura...sempre procurando...¡ah, alma inquieta !
    Mas o graffiti é algo que poderia ser o terror ou o céu, as paredes cheias de merda ou de obras de arte...aggggg ! dilema inmenso !!!
    ¿Minha opinião?: ¡Pena de morte para a arte de merda! (tristeza pela morte e sofrimento pela feiúra !).
    Queremos mais arte, mais cor, mais vida para viver!

    Andiamo tutti! Sempre apontando com as armas do intelecto !!!

    Muito obrigado amigo,
    Un abrazo!
    See youuuuuuuuuuuuuu !

    ResponderExcluir
  2. Enric,

    Você é mesmo incrível!
    Acabou fazendo um comentário, e imenso e generoso, dando alento a esse blogueiro mimado que sou...rsrsrs

    Sinceramente, eu não me importo que as pessoas comentem pouco. Tenho alma generosa o suficiente para apenas postar e lançar ao mundo e até mesmo suportar o silêncio do mundo. Fico tão feliz que o meu blog tenha esses seguidores todos e, veja só, cada vez aparece uma pessoa nova. Eu amo essa experiência.
    Você tem razão sobre o grafite: quando o resultado é assim talentoso é o que há de melhor, mas o grafite de gosto duvidoso pode ser um horror nas nossas paredes mundo afora! É que eu sempre vejo coisas tão lindas por aqui, em São Paulo. Nós apenas sofremos um pouco é com a pixação que se constitui nuns rabiscos sem sentido e de mau gosto, feito por pobres meninos sem voz (compreendo a necessidade de pixar, só lamento a falta de talento dessa pessoa que não pode evoluir para o grafite, enfim...);-p
    Vou procurar conhecer a revista francesa e Enki Bilal. Obrigado pela dica!

    Sim! Sempre apontando com as armas do intelecto! São as únicas que matam em defesa da vida, daquela que vale a pena viver, isn't it?

    Thank you so much!
    See you!

    ResponderExcluir