segunda-feira, 6 de julho de 2009

She is a likeable person



O Slowdabf do blog http://www.tododiaumtextonovo.blogspot.com/ escreveu um post inspirado na campanha ateísta nos ônibus da Inglaterra. É interessante ler o que ele tem a dizer sobre isso. Eu, de minha parte, também tenho algo a dizer. Em janeiro, quando foi noticiada a campanha eu achei a frase, que passou a circular naqueles tradicionais ônibus ingleses, simplesmente ótima: There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life. O que eu não sabia e o Slowdabf acabou por fornecer a informação é que Ariane Sherine foi quem teve a idéia de fazer a campanha.
São Google levou-me até o site da moça: http://www.arianesherine.com/
Assim sendo, descobri que ela escreve comédias para a tv inglesa e é jornalista. Ela é a criadora da campanha ateísta nos ônibus que se iniciou em Janeiro desse ano no Reino Unido e agora corre o mundo, em cerca de 12 países. Ela tem apenas 29 anos e vive em Londres.
O próprio slowdabf chamou a atenção para o provavelmente da frase do anúncio. Isso, sem dúvida, foi muito simpático por parte desses ateus de plantão. Mas o que me pareceu ainda melhor é a própria atitude, a iniciativa em si mesma e que, Sherine nos conta, surgiu quando ela viu um outro anúncio nos ônibus vermelhos de Londres e que trazia uma citação bíblica e o endereço de um site. Quando ela visitou o site, leu a mensagem de que os ateus iriam queimar no fogo do inferno (:-p). Então, ela escreveu um artigo no jornal solicitando que todos os ateus enviassem 5 libras para que ela pudesse responder àquele anúncio, colocando nos ônibus aquela frase.
Sherine também tem um blog e suas postagens tem aquela acidez do humor britânico que eu adoro!
Num post de outro dia, intitulado The Peril of Cheryl, ela nos conta que estava sentada num Café Gay quando uma mulher gritou: Você é a cara de Cheryl Cole!
(Wikipédia informa: Cheryl Cole (30 de Junho de 1983), também conhecida como Cheryl Tweedy, é uma das integrantes do grupo musical de grande sucesso na Inglaterra Girls Aloud. É Mulher do futebolista inglês Ashley Cole. Recentemente participou de um vídeo musical do cantor will i am da banda black eyed peas. O clipe se chama Heartbraker onde ela canta e dança break.)
E, então, Sherine continua seu texto dizendo :
Agora, temos 6 possibilidades aqui:
a) Ela não sabe como é Cheryl Cole
b) Ela estava falando sobre uma outra Cheryl Cole
c) Ela precisa fazer uma excursão à Vision Express [é o nome de uma loja de lentes de contato : D]
d) Ela é uma mentirosa crônica [ no sentido de que sofre de uma patologia, uma compulsão a mentir]
e) Ela estava querendo me fazer feliz
f) Ela não tem um bom senso de comparação e realmente ela pensa que eu pareço-me com Cheryl Cole
Não vou contar o restante porque acho que é muito mais gostoso ler o próprio post de Sherine, o que sugiro que façam se puderem. Eu tive um verdadeiro acesso de riso como há muito eu não tinha.
Os crentes de plantão não sabem o que perdem quando condenam os ateus ao inferno, talvez eles estejam tão somente se autocondenando ao privarem-se de boas companhias como a que representa Ariane Sherine. Oh my God como é que pode? Sou da opinião que ser ecumênico implica em uma universalidade tão irrestrita a ponto também de poder ouvir os ateus.

6 comentários:

  1. Gente, que ótimo isso!! eu não sabia dessa dos ônibus :/ Já fui lá conferir o blog da moça, hilária! O post sobre a "barganha", impagável, rsrs!

    ResponderExcluir
  2. Kika, pois é, Sherine é mesmo muito descolada.;D

    ResponderExcluir
  3. é um tema ótimo este né??
    espero que nós eu , vc e tantos outros nos importemos com temas assim e que as ideias se espalhem feito gripe suina , sem os espirros logico...

    ResponderExcluir
  4. Sim Slow,
    espalhar ideias, acerca da liberdade possível, é isso!
    sem espirros e, principalmente, sem as mortes rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida. Eu adorei a campanha também (até fotografei mais cedo este ano, quando estive em Londres), mas não tinha ideia de como tinha surgido. A história é extraordinária, genial, adorei!

    ResponderExcluir
  6. Diego,
    O gostoso desse universo dos blogs é isso: a gente fica informado a respeito de coisas que realmente nos interessam (nós buscamos por elas) e por pessoas com as quais comungamos discursivamente. Como quando, agora, fui conhecer seu blog e ouvi alguém falando acerca de um filme a respeito do qual eu já tinha ouvido falar, mas nunca daquela maneira, com que vc, generosamente, nos fala a respeito. Eu também adorei!

    ResponderExcluir