quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A fotografia que enternece

Vendo essas imagens de Gaspar Gasparian fiquei enternecido. Pensei: De fato, sempre estaremos endividados com os artistas. Eles nos permitem, com a ajuda do instrumento que escolhem para isso, ver além do banal, ou simplesmente ver além. Esse artista nasceu no final do XIX e foi um criador muito importante no universo da fotografia, sobretudo nas décadas de 40 e 50 do século passado.


Eu, particularmente, acho muito fotogênico esse período da história, o pós-guerra. Ou será que os melhores fotógrafos foram os que atuavam então?

São dessa época, as 150 imagens de Gasparian que a Pinacoteca de São Paulo está expondo, desde o último dia 18. Essa dica de exposição eu devo a um amigo, também ele fotógrafo, e que postou tal informação no seu facebook.

Fiquei imediatamente interessado em aproveitar a oportunidade! ;-)

Eu sou frequentador da Pinacoteca, mas já faz uns dois meses que não apareço por lá. Está aí um ótimo programa para esse sábado e é exatamente isso o que eu farei. Afinal, eu, graças a Deus, não pertenço a esse grupo de gente paulista que não tem ânimo para ir a museus, cinema, teatro etc. Eu sei que a vida de verdade está no meio da rua e dentro dos templos que nós humanos criamos para nos lembrar da beleza... de ser gente.

Celebrar tal beleza nos traz de volta a vida de verdade e que também pulsa dentro da gente. Eu sei que os humanos e as coisas todas que existem são de fato compreendidos e para o melhor que há em tudo, quando não desperdiçamos a oportunidade de nós mesmos melhorarmos. E artistas como Gasparian são esses professores que nos impulsionam para essa tarefa, que se dá em um processo. Tal processo pode ser doloroso, mas sem dúvida alguma muito instigante!






















2 comentários:

  1. pra mim, a pinacoteca está entre as coisas mais belas de são paulo. ♥
    (kika)

    ResponderExcluir
  2. Kika,
    E está mesmo! Quando eu entro na Pinacoteca fico sempre boquiaberto. ;-)
    kisses

    ResponderExcluir