quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

This guy is an angel

Ontem, eu ainda estava me sentindo frustrado e isso por conta de um tolo episódio vivido no último sábado, quando eu tentara fazer uma omelete e a coisa toda não deu certo, pois transformou-se em famigerados ovos mexidos...rsrsrs
Embora eu estivesse desconfiado que a culpa fora da frigideira, que não era antiaderente, achei por bem conferir como um chef faz uma omelete e lembrei-me do simpático Jamie Oliver. No Youtube, encontrei-o preparando... uma omelete. Ele utilizava uma frigideira apropriada, of course, mas também explicava que há uns truquezinhos para ela manter-se inteira, além de saborosa.
Por conta desse vulgar episódio, soube, por ali mesmo, que o Oliver também participou daquelas palestras TED. Ele aliás, recebeu um Prêmio TED! Interessei-me, imediatamente, por ouvir sua fala na ocasião.

E, quando dei por mim, estava aos prantos!!!
Além de vivaz, um comunicador nato que ele é, o interesse nesse vídeo está no que ele nos conta de sua experiência magnífica em um projeto que ele desenvolve junto à comunidade americana: ele e alguns outros anjos, como ele os chamou, estão procurando reverter a calamitosa falta de educação alimentar daquele povo e que resulta em tantas mortes prematuras!
Aliás, o que acontece por lá sempre tem repercussão no mundo, e o Brasil está bem perto de viver esse horror da obesidade como um problema de ordem social. Nós também temos um monte de Mc Donald's, espalhados por inúmeras cidades: não podemos nos esquecer disso! ;-p
Ao ilustrar sua fala, ele nos mostrou, por exemplo, duas cenas no telão e que são impressionantes: na primeira, ele está sentado na cozinha de uma obesa mãe americana mostrando-lhe tudo o que cada membro da família tem ingerido: absolutely junk food! Ela toma, dolorosamente, consciência de que está matando aos poucos seus próprios filhos e ele lhe diz: sim, você está!
Em outra cena, o próprio Oliver está dando uma aula para crianças muito pequenas em uma escola e ele leva-lhes uma cesta com legumes, verduras, frutas, tudo muito fresquinho. Ao mostrar para as crianças tomates e lhes perguntar o que são, as crianças demonstram não fazer ideia alguma do que seja a tal fruta e apenas uma delas arrisca: Potatoes?
Jamie Oliver defende que devemos ensinar a cada criança sobre comida e que devemos preparar nossa comida em casa, comida fresca e saudável, na frente delas! E ele está coberto de razão.
Ele sabe do que está falando, pois é alguém que se envolve em programas sociais para a boa alimentação, dirige um restaurante que ajuda jovens em situação de risco, apresentando-lhes a gastronomia como alternativa de trabalho, além de defender a utilização de comida orgânica. Essas são suas principais bandeiras e ele tem sido reconhecido por tudo isso, no mundo inteiro e sobretudo no Reino Unido.
Sua palestra é um acontecimento, como tantas outras que temos visto nesse evento, por isso vale a pena conferi-la e também conhecer detalhes dos projetos do Jamie Oliver lá no seu site. Enjoy it!


5 comentários:

  1. Ah, sou fanzíssima do Jamie Oliver! Ele chegou nesse mundo midiático moleque ainda, com umas sacadas do tipo comida boa que se faz rápido, e foi crescendo e ajudando a crescer: foi sacando que essa coisa da comida boa na vida das pessoas era uma verdadeira revolução, e usou seu espaço na mídia pra multiplicar conhecimentos simples e cruciais! Ele é muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Lu querida,
    Eu me lembrei de você, quando ouvi a palestra e quando escrevia esse post! Esse assunto é tão Luciana na cozinha! E tudo é tão importante, ainda bem que ele está nessa vib mesmo né?;-D

    ResponderExcluir
  3. ... e a agricultura familiar, como se vê, é um caminho de ouro. Por isso também urge a reforma agrária!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, e toda essa reflexão por causa de um omelete, imagina se voce fosse fazer um jantar completo! Salvaria a humanidade hein! Parabéns! Devorei seu omelete, ou melhor, ovos mexidos! ehhehehe

    ResponderExcluir
  5. ahahahah Emerson, esse comentário foi ótimo! Mas acho que um jantarzinho meu só mataria a fomezinha nossa de viver de cada dia e olhe lá...rsrsrs

    Lu,
    acho que todos vão cumprindo o seu papel a seu tempo e turno... E se a tal reforma de fato acontecer um dia, será por merecida vitória dessa brava e corajosa gente que carrega essa bandeira não é mesmo? Abençoe, Senhor, as famílias! ;-)

    ResponderExcluir