sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tudo pode acontecer, então: Amém.

Rua Boa Vista vista do alto by Alex Nunes
fotógrafo e web designer
http://www.alexnunes.com.br/
Sabe aqueles dias em que você acorda muito bem e se sente feliz?
É um estado inexplicável, mas que, hoje, aceito, posso compreender e até mesmo fruir.
Assim sendo, tive uma manhã ótima: com muita leitura no trajeto para o trabalho e com disposição renovada para tudo, absolutamente tudo: ao que pudesse acontecer, eu diria amém.
Na hora do meu almoço, fui à Casa Godinho, porque queria prazer gastronômico: suas empadas, esfihas e mousse de chocolate. rsrsrs

Parecia-me, até então, que o mundo e a vida se configurara em alegria e prazer, nessa minha sexta-feira.
Contudo, na volta, ao entrar na rua Boa Vista, onde trabalho, o que vejo?
Uma cena chocante, para dizer o mínimo.
Os populares se avolumavam em ambas calçadas e observavam-na. Cerca de oito policiais, do lado oposto ao que me encontrava, rodeavam um homem negro, alto e sem camisa que, ajoelhado e algemado, mantinha-se de cabeça baixa.
Era só isso: não havia muito barulho, apenas muita tensão.
Um dos policiais conversava com um homem que parecia explicar o que ocorrera...
Fui diminuindo minha marcha, mas passando pela cena, incólume, apesar dos meus olhos cheios d’água.
Porém, também imediatamente, comecei a vibrar em pensamentos, pensando no homem de joelhos:

Meu Deus, que ele seja protegido, apesar de tudo. Que sua atual condição de aflição não o impeça de recomeçar no devido tempo sua via, sob novas diretrizes e condições, se possível mais dignas e vantajosas.
Por ora, que ele não sofra violência maior do que a humilhação que já sofre nesse momento.
Que todos nós possamos ter compaixão uns dos outros, sempre.
Amém.

4 comentários:

  1. oh, deus... Nenhuma humilhação se justifica, né? Triste sina a desse homeme, triste sina a dos que infligiam a ele esse castigo, triste sina a de uma sociedade que tem disso... Aí, estou com vc: compaixão (não no sentido de uma benevolência arrogante, como muitos a entendem, mas como real sentimento de fraternidade, de solidariedade, de empatia) é o único caminho pra cada um de nós e, então, para todos nós. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    Pois então. Não é isso mesmo o que essa vida pede full time? ;-)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Josafá!
    É de lamentar esses constantes impasses, afinal hoje nem sempre sabemos de quem é a razão e os meios que são usados para chegar até ela. Até que se prove quanto sofrimento, humilhação poderia ser evitado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria,
    Eu tenho para mim que mais até do que lamentáveis eles são meio que inevitáveis, I suppose... E, sim você tem razão: sofrimento e humilhação poderiam ser mais evitados, não é mesmo?
    Gosto muito do seu blog. ;-)

    ResponderExcluir