quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Índice de Felicidade do Planeta depende de cada um de nós

Eu tenho vivido muito intensamente a conectividade, por assim dizer, na minha vida: fazendo novos amigos, reencontrando outros de outrora, também tenho resgatado muitas das minhas relações na família.
Há ainda os amigos do trabalho, dos cursos que tenho frequentado, e das redes sociais, aqui pela internet.
Nesse sentido, por exemplo, o facebook é um ambiente que pode ser extremamente salutar.
Tenho tido provas disso o tempo todo. Mas uma em especial se deu ontem. Uma amiga no facebook postou um link de uma daquelas palestras do TED e essa, assim que eu ouvi, compartilhei imediatamente e quero registrar aqui nesse blog também esse dado: por que acho que todo mundo deve conhecer esse discurso.

É um discurso de alguém muito humano, muito comprometido com o futuro da humanidade. E gente assim merece ser ouvida e respeitada. É sempre uma aula e também como as boas aulas é uma grande emoção.

Ontem, uma aluna minha de 15 anos atrás, quando eu dava aulas para um grupo de adolescentes em uma escola de formação de professores, reencontrando-me no facebook me disse que nunca esquecera minha primeira aula (a lembrança era boa! Alegria! \o/). Eu pensei imediatamente: que responsabilidade ser professor! Mas podia ter pensado: que responsabilidade ser gente falando para os outros, o tempo todo, na vida, no cotidiano, por exemplo.

Esse vídeo, que eu espero que vocês assistam, não é muito longo, mas diz tanto!

Nic Marks, da nef (the new economics foundation), nos fala de algo muito importante: o Índice de Felicidade do Planeta. Ele nos diz, aliás, que um país da América Latina está no topo desse índice. É a Costa Rica. Uma das razões para isso, por exemplo, é simplesmente a de essa nação ter abolido, desde 1949, o seu exército. Um dado sofisticadíssimo, eu diria...
Esse é o primeiro país na lista dos que assinaram o compromisso de reduzir a emissão de carbono até 2021. Além disso, 99% de sua eletricidade provém de recursos renováveis, e eles também investiram em programas sociais, sobretudo em saúde e educação (eles possuem as taxas mais altas de alfabetização da América Latina). E, tudo isso fizeram, utilizando 1/4 dos recursos que os EUA e Europa utilizam para o seu progresso...

E, claro, sendo latinos, os costa-riquenhos têm muita conectividade. ;-)

E, importantíssimo (e penso que é o que justifica o título que dei a essa postagem), Marks também nos diz quais são as cinco coisas positivas que você pode fazer todo dia para melhorar o bem-estar na sua vida:

1. Conectar...
2. Ser ativo...
3. Notar (a vida, em geral, ao seu redor)...
4. Continuar aprendendo...
5. Doar...

Paro por aqui, por que há muito esperando logo aí embaixo, nesse vídeo histórico:



Don't forget: You can choose the subtitles in your own language.
Não esqueça de ver na lista de legendas possíveis a opção para legendas em português do Brasil

4 comentários:

  1. Fazia muito tempo que eu não atualizava o meu blog e quando retornei me deparei com seu comentário que me fez refletir sobre o que ando escrevendo! Obrigado pelo incentivo... e não é que o indice de felicidade do mundo depende de cada um de nos! Eu procuro fazer minha parte! E com certeza vc fez a sua pra mim! Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Emerson,

    Eu curti tanto o seu Dramoscópio (embora só consiga chamá-lo de Dramascópio, quando estou por lá! rsrsrs) e fico muito feliz que eu o tenha incentivado, por que você é um artista completo na escrita. É tão difícil criar, ainda mais com verdade, não é mesmo? Bem, estou falando por mim, porque quando o lemos é tão bonito que sentimos que você o faz com tanta facilidade. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Interessante o que diz o tal estatístico, mas sobretudo a conversa de vcs dois, aí logo acima, nos comments, pois mostra o quanto tocar adiante um blog pode ser tudo isso de que fala o conferencista: contatos, atividade estimulante, exercício permanente de perceber o mundo à volta, não parar de aprender xeretando, buscando, trocando, e partilhar, partilhar, partilhar... Vida a longa a vcs dois, blogueiros de mão cheia!

    ResponderExcluir
  4. Luciana,
    Como você é maravilhosa! Aguardamos seu novo blog com alegre ansiedade, sabia?
    beijos

    ResponderExcluir