sábado, 19 de fevereiro de 2011

Everyday learning

Tenho percebido que sou sempre vulgar quando gozo com o pensamento e a atitude maledicentes.
Essa percepção tem ficado ainda mais evidente por que, para muito além da percepção de que isso é vulgar, tenho desejado melhorar minhas atitudes na vida.
É que tenho estado buscando me aproximar, seriamente, do que só posso chamar do Mistério divino e que habita todos nós. Sei que dessa experiência não se fala, tão somente se experimenta e sempre muito dentro da gente.
Mas é possível afirmar que tal experiência pode se dar, do melhor modo, quando não se diz nada, nunca, que venha deliberadamente magoar um ser humano, qualquer outra pessoa.
Penso que é possível agir assim, por meio de um exercício lento e poderoso, como quando se busca só pensar o bem e de preferência todo o tempo: o que já seria um pouco do amor.
Mas como só pensar o bem, todo o tempo, dentro de uma existência tão passageira?
Pode-se, perfeitamente, começar pelo não maldizer. E isso mesmo que eu esteja comigo tão somente, na solidão do meu claustro interior, e mais ainda quando no meio da rua!
Por isso, quero e peço que a cena da minha enunciação interior, ou seja, a de meus pensamentos mais íntimos, possa ser a que me permita sentir compaixão, apenas compaixão.
É que, como dizia, percebo que sempre tenho sido vulgar quanto gozo com o pensamento maledicente.
Quero pensar de uma maneira que eu possa entrar e sair de dentro de mim com o coração limpo, e isso, apenas por que não quis mal ao meu inimigo e, portanto, não tive a reles recompensa das mãos maculadas.

9 comentários:

  1. O exercício é lento, mas eficaz. E a vida fica muito melhor quando se alcança o objetivo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Nilza! Seu comentário é um bálsamo, assim como a nossa convivência on-line.
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Ter consciência disso já é um enorme passo para que você 'possa entrar e sair de dentro de você com o coração limpo'.
    Gostei muito de seu texto.

    Parabéns pelo seu blogue!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rita querida,
    Obrigado pela visita aqui e suas palavras carinhosas. Ah, eu vi lá no face e concordo com você que é difícil. Mas estou percebendo que quando isso começa a se dar, a gente conta com uma "conspiração" do universo a favor! rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com você. Se tomamos esse rumo, sentimos que vale a pena. Ele nos é gratificante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. gostei do texto e da reflexão. Peço sabedoria para também ser assim. Se conseguir fechar minha boca acho que já será um grande ganho. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Josafá!
    Se todos nós começássemos a repensar nossas ações, nooossa, o mundo estaria a um passo de ser povoado por pessoas mais humanas, sensíveis...É uma tarefa louvável e que carece de perseverança, mas possível.

    ResponderExcluir
  8. Rita,
    Sim, de tudo que vale a pena, quando a alma não é pequena, essa é a própria atitude que combinaria com uma alma assim. ;-)

    Teresinha linda. Conseguiremos, I hope! \o/

    Valéria,
    Perseveremos,então!;-)

    Obrigado a todas pelo carinho. Eu estou super feliz! Hoje,fiquei sabendo que essa postagem foi compartilhada por umas 15 pessoas lá no facebook. Não é bacana? A gente nunca está falando sozinho nessa vida. ;-)

    ResponderExcluir