segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lullaby Project

Carnegie Hall

Hoje, ouvindo a rádio Cultura FM, soube por meio da coluna de Cláudia Toni, no programa Começando o Dia, de um projeto belíssimo promovido pelo Carnegie Hall, famosa casa norte-americana de concertos.

Trata-se do Lullaby Project [Lullaby significa “canção de ninar” ou “acalanto”], uma série de oficinas de composição que os músicos da casa promovem em hospitais da cidade de Nova York, em um presídio feminino em Rikers Island, e também em dois abrigos da cidade. Tais oficinas visam proporcionar uma experiência criativa para mulheres (e, às vezes, também para seus parceiros/familiares), que estão experimentando a gravidez e paternidade em situações estressantes.

As participantes são na maioria adolescentes grávidas, que recebem cuidados obstétricos e serviços de aconselhamento em hospital público, mães encarceradas em Rikers Island ou mulheres que estão grávidas e vivem e/ou têm seus filhos em abrigos públicos.

O projeto tem como objetivo oferecer um contexto positivo e criativo para as participantes, considerando o que representa para elas ser mãe em circunstâncias tão particulares. Por exemplo, sabemos que pré-adolescentes de 11, 12, 13 anos ao engravidarem podem rejeitar, e comumente o fazem, a experiência da gravidez e o próprio bebê.

Assim sendo, por meio de sessões de criação, as oficinas do Lullaby Project oferecem a oportunidade de tais jovens mães criarem uma canção de ninar ao seu próprio bebê, possibilitando assim que elas expressem e explorem seus sentimentos de ligação com essa criança que estão gerando.

Tal exercício de composição também permite às participantes desenvolverem uma nova memória em relação a essa experiência e mesmo uma herança positiva da mesma, isso tudo em um espaço criativo seguro, que possibilita o reconhecimento dos sentimentos, os quais são compartilhados por todo o grupo de participantes.

Lullaby Parade
No site do Carnegie Hall, aparece a temporada de oficinas programadas para 2013, a relação dos  locais e, respectivamente, dos músicos responsáveis:

Rikers Island (Rosa M. Singer Center). Músicos responsáveis: Thomas Cabaniss e Emeline Michel
Jacobi Medical Center. Músicos responsáveis: Thomas Cabaniss e Eagen Emily com Falu Shah
Siena House (DHS abrigo para sem tetos). Músicos responsáveis: Emily Eagen com Duo Rhone
Callaway Residence (DHS abrigo para sem tetos). Músicos responsáveis: Emily Eagen com Saskia Lane e Bhasin Meena
Bellevue Hospital Center, dois programas. Músicos responsáveis: Saskia Lane, Deidre Rodman Struck, e Lee Ann Westover com Camille Zamora

Achei essa iniciativa magnífica, emocionante, e seria maravilhoso se no Brasil tal exemplo fosse seguido, uma vez que esse tipo de circunstância: a gravidez de mães muito jovens, em situação de extrema penúria e suas dificuldades para lidar com tal experiência é, afinal, algo muito comum em todo lugar: é preciso agir em apoio a essa mães tão jovens e seus rebentos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário