quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A magia da tradição do Teatro de Marionetes da República Tcheca

A primeira vez que vi o postal que divulga a exposição Gepetos de Praga - A arte viva das marionetes da República Tcheca já fiquei encantado com essa dupla linda que cavalga no mesmo cavalo. É encantadora a expressão viva dessas personagens de cavanhaque e vestidas em roupas rendadas, e que parecem ser mensageiros de algum reino, mas em missão mais do que impossível. É que são combatentes em batalha animada pela vida: olhos alertas e tendo em veludo carmim a touca, a roupa e a boca.

É assim - vivo demais - tudo o que você encontra nessa exposição: cada uma das personagens talhadas em madeira fala de uma tradição que naquele país é secular.
Na companhia de tais personagens, entramos de chofre no reino da fantasia, do imaginário dos contos de fadas: há dragões, demônios, princesas, casais coroados, cavaleiros andantes, anjos, mensageiros celestiais, ou seja, tudo o que de fato existe em algum lugar que não pode ser visível, imediatamente, mas que de algum modo essas marionetes fazem reviver, ao menos em nossa imaginação.

O mais bacana é que durante a visita você encontra monitores muito simpáticos, fazendo oficina de marionetes com crianças, com estudantes de escolas ou mesmo com o público em geral.

Eu cheguei a assistir a um teatrinho:  uma história que essas crianças criavam de improviso, em um pequeno cenário montado na exposição para esse fim. Toda a pequena plateia, composta de adolescentes, ria muito e se divertia: é que eles sentiam a magia que só pode existir onde tem espaço a arte, a cultura, o conhecimento criativo, a vida fora do lugar comum. ;-)

Bem, depois disso tudo que eu disse, espero que você não deixe conferir os Gepetos de Praga!

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
Agendamentos e informações: 11 3321-4400
29 de setembro a 02 de dezembro de 2012
terça a domingo, das 9h às 21h







3 comentários:

  1. Ah, que cosia linda!
    Neste mundo de brutalidades acirradas, de perseguições que golpeiam o que se espera da "Justiça", de preconceitos declarados como moeda eleitoral etc. etc., que necessária essa delicadeza!

    Aí, os cavaleiros, as lutas, as buscas se elaboram no nível da hombridade - e assim, da beleza, essa beleza que está para além da maldadezinha humana. Singela, profunda...

    Agradecida!

    ResponderExcluir
  2. Vale muitíssimo ver essas coisas lindas em exposição. Vale muito alimentar a beleza na vida: que é bonita é bonita e é... bonita! <3 beijos Lu

    ResponderExcluir
  3. Que bacana que você viu essa exposição e que pode assistir ao teatrinho. Legal que a Caixa trouxe essa exposição que me (e nos) fez olhar para esse lugar longe da gente que é a República Tcheca.

    ResponderExcluir