sábado, 16 de junho de 2012

Just saturday


A vida pode ser muito simples de se viver e até mesmo um pouco sofisticada, quando nos permitimos experimentar os prazeres saudáveis que nos proporciona.
Quando você é sozinho, e com isso quero dizer solteiro, você pode, de qualquer modo, buscar estar bem consigo mesmo e com aqueles que cruzam o seu caminho: isso também é a tal da simplicidade com um pouco de sofisticação.
Por exemplo, se sua mãe diz que a televisão queimou, você deve providenciar uma outra, imediatamente, não porque televisão seja essencial, mas porque talvez isso represente um conforto para ela...
Se você for simpático na loja de eletrodomésticos, o atendente poderá lhe dar um bom desconto e se você não reclamar da demora na fila do caixa, e ainda elogiar o cabelo da moça que o for atender quando chegar a sua vez, ela irá lhe abrir um sorriso, com certeza!
Depois disso, você pode passar na loja de ervas naturais e comprar cominho e hortelã. Elas serão necessárias para fazer um creme delicioso de alcachofras em conserva, uma tradicional receita portuguesa, e que no período de outono/inverno é sempre reconfortante.
Eu diria até que se trata de um refinamento como poucos existentes nessa vida. Não esqueça também de passar na padaria e comprar uma baguete, com ela você irá fazer as torradas que com manteiga de anchovas acompanha muito bem o tal creme.

Creme de alcachofras

2 colheres (sopa) de azeite e mais um pouco para regar
1 cebola picada
3 dentes de alho
2 colhes (chá) de cominho em pó. [eu pedi para o moço moer na hora...]
2 conservas de 400 g de corações de alcachofras, escorridos
(Sim, pode ser em conservas)
1,15 litro de caldo de legumes [vamos fazer o nosso e não comprar o industrializado, please!]
2 colheres de chá de hortelã fresca, picada, mais um pouco para a decoração
sal e pimenta preta [eu tenho síria e que também gosto de moer na hora...]

Aqueça o azeite numa panela grande. Junte a cebola e o alho e refogue em fogo brando, durante 4 minutos.
Adicione o cominho e depois os corações de alcachofras e o caldo.
Quando começar a ferver, baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, durante 10 minutos.
Leve tudo ao liquidificador para obter o creme.
Agora, sim, junte um pouco de hortelã e veja se está tudo bem com os temperos.

Por fim, você deve esmagar uns filetes de anchovas (4 filetes mais ou menos) com um garfo. Em seguida misture-os com um pouco de manteiga (55g). Corte a baguete em fatias, torre-as, e cubra cada uma com essa deliciosa manteiga de anchovas. Por cima, você pode por um pouco da pimenta síria, moendo-a na hora.

Decore a sopa com umas folhinhas de hortelã e ponha uma fatia da baguete sobre cada bowl.

2 comentários: