segunda-feira, 18 de abril de 2011

É preciso saber ler!

Eu estou lendo um livro tão especial que o faço bem devagar. Ele é aquele tipo de livro que você desejaria não acabar nunca... E não é um livro de ficção, não é o Mil e uma noites... rsrsrs
Trata-se do livro A arte de ler ou como resistir à adversidade, no qual a antropóloga francesa Michèle Petit comenta as experiências de mediadores de leitura em situações de adversidade. Ela visitou diversos projetos de mediação de leitura nos países da América Latina, inclusive no Brasil e o livro resultou dessa investigação das diferentes maneiras pelas quais a forma narrativa pode atuar como educadora da sensibilidade e como um poderosíssimo instrumento de resistência ao caos interior e à exclusão social.

Em diversas passagens eu me identifiquei. Quando, por exemplo, ela conta que a leitura é um lenitivo para qualquer contexto de adversidade e de dor, incluindo aí a dor moral. Lembro-me que, em uma época (graças a Deus, já distante) da minha vida, fiquei um tempo desempregado. Como é horrível você ficar nessa situação. Eu refugiava-me na biblioteca do Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro, e foi ali que li, por exemplo, A vida do Espírito, de Hanna Arendt, e como essa leitura me fortaleceu!

A autora nos conta que essa experiência, que eu já vivi na pele, também aconteceu nos anos 30 do século passado, nos EUA, quando a crise “levou milhares de norte-americanos para as bibliotecas." Nessa passagem, ela cita Martine Poulain:

Às vezes os desempregados buscavam na leitura uma oportunidade de se distanciar do real e de sua própria situação, esperando que ela lhes levasse para ‘fora do mundo’. Às vezes, esperavam o contrário, que lhes mantivesse ‘dentro do mundo’. A leitura dos jornais e periódicos era então a mais apreciada, seja porque a leitura de ‘notícias’ sancionava essa necessidade de se sentir parte de uma comunidade, seja porque a consulta das ofertas de emprego assinalava mais diretamente uma busca de reintegração.

E, assim, em várias momentos de tempos difíceis revela-se o poder da leitura. Segundo a autora, seja em contextos de guerra ou de repetidas violências, de deslocamentos de populações mais ou menos forçados, ou de vertiginosas recessões econômicas, crianças, adolescentes e adultos podem redescobrir o papel de reconstrução de si mesmos e a contribuição única da literatura e da arte para a atividade psíquica.

Esse livro é rico porque coteja a experiência prática, dos mediadores de leitura junto às populações necessitadas de apoio - para esse trabalho de reconstrução de suas próprias identidades, por meio da leitura e da literatura - com a bagagem da própria autora, seu repertório, a riqueza das citações de escritores e estudiosos de várias vertentes e que corroboram a riqueza dessa Arte de ler e que nos permite resistir às adversidades, e que são tantas, sobretudo para populações em situação de pobreza ou  sem escolaridade!

De todas as inúmeras e relevantes citações presentes no livro, eu destacaria aqui, para essa singela postagem, e com a sutil intenção de conclamá-los à leitura dessa preciosidade, essa aqui:

A ação de ler tem a virtude paradoxal de imprimir vigor a essa mesma vida da qual ela nos separa. (José Luis Polanco)

Ou ainda essa outra:

Ler tem a ver com a liberdade de ir e vir, com a possibilidade de entrar à vontade em um outro mundo e dele sair. (Thomas Pavel)

Boa leitura!

3 comentários:

  1. Oi Josafa!
    Que belo livro! Adorei a dica, vou procurar! Esta citaçaõ de Thomas Pavel para mim é a pura verdade, viajamos na leitura com liberdade de ir e vir quando quiser e em vários mundos, é pura mágica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Josafá. Tudo o que envolve a leitura e o que ela nos proporciona de bom é sempre maravilhoso.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oba,
    Valéria e Rita,
    Eu tinha certeza que pessoas especiais como vocês iriam mesmo curtir muito essa dica! ;-D
    Comprem o livro e leiam, é um testemunho sensacional a favor da leitura e do exercício de solidariedade que ela acaba por proporcionar.

    ResponderExcluir