sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A senhora da janela


No mês passado, este blog ficou sem nenhuma postagem. 

O blogueiro estava de férias! \o/

Durante esse período, eu fui conhecer  Catuni da Estrada,  um povoado de Jaguarari, cidade serrana que fica entre Juazeiro e Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, na região nordeste do Brasil. 

Trata-se da terra natal de meu pai e de sua família. Uma das coisas que eu mais curti fazer foi passear pelo lugar e conhecer os arredores. 

Passando em um povoado vizinho chamado Estiva, encontrei uma senhora na janela de sua casa e tive com ela o seguinte diálogo:



- Posso tirar uma foto da senhora?
- Pra quê?
- Para eu mostrar para os meus amigos e dizer que achei tão poético vê-la tranquila na janela...
- Mas eu tenho noventa e três anos e meio...
- Mas isso torna tudo ainda mais precioso, então. é tanta história que a senhora já viveu.
- Ah, tem mesmo muita história...
- Graças a Deus!
- Graças a Deus, meu filho!

Imediatamente, enviei a foto ao facebook com a descrição do diálogo referido. A reação foi tão espontânea e imediata! A postagem chegou a ter 212 curtidas, 36 comentários e 12 compartilhamentos.


Depois, fiquei pensando no porquê dessa comoção. A verdade é que todos nós sabemos o quanto a vida é bela e, portanto, bem-vinda sua longevidade, sobretudo por nos permitir tanto aprendermos por meio de toda essa história que se vive e, sim, todos nós, ainda que intuitivamente, sabemos que devemos agradecer a uma entidade superior por este conjunto de dádivas.

Uma amiga minha aqui de São Paulo, uma outra senhora, com cerca de 60 anos de vida, quando eu lhe contei o episódio, me disse que talvez a senhora de 90 e tantos anos tivesse achado que eu pudesse estar lhe paquerando e daí a surpresa e a declaração da idade.

Eu não tinha pensado nisso! Mas isto também é maravilhoso: chegar aos 90 anos e imaginar-se, mesmo que surpreendentemente, alvo de paquera.


2 comentários:

  1. JÚNIOR, que lindo o seu texto! Cada vez mais eu sinto a mesma emoção que você com aquela senhorinha da janela. Talvez eu não sinto a grandiosidade do sentimento do seu coração ao tirar naquele momento aquela foto, que causou tanto jorrou tanta emoção nas pessoas que as viram através do facebook. Parabéns!!! <3

    ResponderExcluir