terça-feira, 25 de junho de 2013

cordas dedilhadas antigas


Eu tenho um amigo muito querido que sempre me avisa de programas alternativos maravilhosos na cidade de São Paulo. Hoje, ele enviou-me uma mensagem by celular, dizendo que teríamos um concerto de cordas na Igreja Santo Antônio, que fica na praça do Patriarca e que seria na hora do almoço.

Como trabalho muito perto dali, fui na minha hora de almoço conferir o que estava acontecendo.

Foi um prazer imenso participar deste evento, como público. É que tive uma aula sobre a evolução dos instrumentos de cordas no ocidente. O músico Guilherme de Camargo, doutorando e mestre em Musicologia e bacharel em Música pela ECA-USP, contou-nos um pouco de cada instrumento que ele levou ao concerto e nos demonstrou seu perfeito funcionamento, tocando-os todos.

Ele tocou um alaúde renascentista; uma teorba, instrumento do século XVII, XVIII; uma guitarra barroca; uma viola de Arame (séc. XVIII) e, por fim, uma guitarra romântica, instrumento característico do século XIX.

O repertório percorreu os compositores das épocas a que pertencia cada instrumento, desde o século XVI até o início do XX, pois também ouvimos, por fim, tocada na guitarra romântica, uma composição do brasileiro Aníbal Augusto Sardinha, o "Garoto", talentoso e arrojado compositor e que viveu entre nós de 1915 a 1955.

Antes, ouvimos John Dowland (1563-1626), Thomas Robinson (1560-1610), Robert de Visée (1655-1710), canções do século XVIII do Codex Lisboa, e também de Fernando Sor (1778-1839). Guilherme de Camargo falava com muita naturalidade dessas obras, dos instrumentos de cada época e tocava-os todos com tanta dedicação! Mas também não podia ser diferente: o rapaz morou por dois anos na Holanda apenas para especializar-se nas cordas dedilhadas antigas.

Quem ficou com vontade de ter participado desse evento sui generis pode ter a oportunidade de vivenciar algo parecido. É que depois dessa primeira apresentação do projeto Sons das Igrejas do Centro - Especial Cordas Dedilhadas, realizado pelo Sesc Carmo, e que foi pensada para apresentar todos os instrumentos, nós teremos a oportunidade de ter cada um dos mesmos instrumentos em apresentações individuais. Na programação, o próximo concerto será no dia 16/07, às 13 h, na Paróquia São Francisco de Assis. Nele, teremos Alexandre Ribeiro, instrumentista, bacharel em violão, especialista em cordas dedilhadas antigas, tocando a teorba , instrumento que gozou de grande prestígio até o fim do século XVIII, mas que só voltaria à cena a partir de 1960 e que, apesar de ser muito utilizado na Europa e nos EUA, no Brasil é sempre uma oportunidade raríssima ouvi-lo.

E é linda a sonoridade da teorba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário