terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ói, ói o trem.

Não sei se isso tem se dado porque os trens da cptm (companhia paulista de trens metropolitanos) de fato melhoraram, são novos e confortáveis e, portanto, viajar neles, ainda mais no horário em que eu os utilizo – em que há poucos passageiros e todos viajam sentados –, tem se revelado uma experiência propícia à divagação.

Hoje, enquanto viajava em um deles, eu olhava para a paisagem lá fora, os arrabaldes dessa cidade de São Paulo, querida, e pensava que a vida é esse constante deslocamento, sempre em frente, adiante no tempo e até mesmo no espaço: sempre!
Pois se nunca estamos parados e pa-re-ce-mos continuamente avançar!
É que, no meu caso, tenho compreendido a vida como um constante aprendizado. E, nesse sentido, sempre me pergunto: Como pude ter sido tão tolo quando, naquele passado ainda recente, acreditei-me ser presa de uma ansiedade que parecia perpétua?
Não, definitivamente, não há espaço para ansiedade para quem já compreendeu que o futuro é belo e bom!
Penso que quando desejamos estacionar, na falsa tranquilidade de uma inação preguiçosa, é quando então a coisa toda desanda, porque não é esse o objetivo da vida.

Aliás, a vida é loquacíssima quando solicita nossa ação!

Assim sendo, é preferível que, na medida do possível, nossa ação não considere o medo. Afinal, parafraseando Henry James, não podemos ser julgados, a não ser por nós mesmos; o que desgraçadamente é um problema nosso.
Ah! O trem. Ele é uma excelente metáfora da vida, da circunstância em que nos encontramos: mesmo que viajemos sozinhos, ela é o lugar de um coletivo; ao fim dessa viagem todos desembarcaremos em algum terminal, o qual é apenas um posto de passagem, ou seja, o lugar da convergência entre o excesso da partida e a suficiência da chegada.


2 comentários:

  1. É, a vida avança, Josafá. Flui.
    E é bem melhor embarcar que ficar numa estação qualquer...

    Parabéns pelo belo post! Amei.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Rita! rsrsrs
    Vamos em frente! ;-D

    ResponderExcluir