sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma foto


Ontem, quando cheguei em casa, minha mãe, que tem 72 anos e é uma mulher que nunca frequentou os bancos escolares, comentou que ouvira, em uma rádio, que o Obama tinha elogiado o Lula e ela completou dizendo-me: "Eu acho que as pessoas que insistem em não gostar do Lula devem estar com inveja do prestígio que ele alcançou."
Foi assim que fiquei sabendo, em primeira mão, a notícia que estampa hoje todos os jornais e que diz respeito à fala de Barack Obama sobre o presidente brasileiro: "Eu adoro esse cara... Ele é o político mais popular da Terra... Isso é porque ele é boa pinta." Já ouvi quem questionasse a sinceridade da declaração, teria sido uma "piada" do presidente norte-americano. No entanto, não é o que vejo nas fotos que emolduram as reportagens sobre o tema: Obama não tem cara de gente falsa. E, assim, será que minha mãe não tem razão?

Já ontem, a foto que estampava os mesmos jornais mundo afora era a foto oficial da reunião de cúpula do G20. Nela, vemos os líderes das principais economias do mundo todos reunidos em pose para a foto. Uma amiga perguntou-me se ela era de verdade ou era uma montagem. Por quê? Era difícil acreditar na imagem do presidente do Brasil - sobretudo porque esse presidente é o Lula que todos nós tão bem conhecemos a trajetória - sentado à direita (de quem vê a foto) da Rainha da Inglaterra e tendo o presidente dos EUA logo atrás de si, de pé. No entanto, parece-me que está tudo certo na foto. Lula está lá no lugar que lhe deu cada voto dos seus eleitores para seu segundo mandato, do mesmo modo que também podem estar lá a maioria de todos os outros. Menos a rainha, que não precisou dos votos: ela já nasceu rainha.

A verdade é que, no fundo, achei a foto comovente e por dois motivos:

Esses líderes todos são apenas pessoas, humanas e mortais, como todos nós outros. Aliás, a foto pareceu-me aquelas fotos de turma de colégio, que a gente tirava junto à professora, quando éramos crianças. Creio mesmo que é preciso compreender que todos ali são crianças (trazem cada qual sua criança dentro de si) e, isso, em um momento em que o mundo precisa de adultos e sérios, ou seja, o que esperamos que os bem intencionados ali pretendam ser.

Outro motivo: Além da rainha, há outras duas mulheres, Merkel e Cristina - quando sabemos que em um tempo próximo passado não haveria nenhuma (quiça uma outra Elisabeth) - há também o negro que entrou para a história e, ainda, o ex-operário metalúrgico do ABC paulista. E é uma cúpula e importantíssima. Alguma coisa está mesmo diferente nessa foto, e isso para além da emergência da reunião graças à fragilidade econômica do mundo.

3 comentários:

  1. Há dos que acreditam que nada muda nunca...
    Há dos que acreditam que a mudança só acontece numa arrancada brutal, num assalto, numa tomada épica...
    Mas há as mudanças,elas mesmas,acontecendo: miúdas engrenagens movimentando-se e, na consistência de suas miudezas, dando luz ao novo - que uns não verão nunca, outros verão assombrados quando alguém lhes apontar.

    Ah, sim, há daqueles que se dedicam a regar todo dia, na maior boa vontade, embriõezinhos do que pode vir a ser uma grande e necessária virada. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    É verdade!
    E é por tudo isso que penso mesmo que está tudo certo.
    Continuaremos a nos dedicar, inclusive, à meditação, à oração. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Inveja, inveja pura... ademais, he is the man! E isso não é pouco quando declarado pelo cara que é o Cara na opinião de quase todo mundo!

    ResponderExcluir