terça-feira, 7 de maio de 2013

Mais uma prova de que o futuro é belo e bom: Yo-Yo Ma e Kathryn Stott


Yo-Yo Ma
Há alguma coisa na performance de Yo-Yo Ma que nos comove profundamente.
A começar pelo fato de ele tocar violoncelo. Ontem, na sua apresentação na Sala São Paulo, não sei se ele tocava o Montagnana, de 1733, ou o Stradivarius Davidoff, de 1712. De qualquer modo, ele pôde extrair daquele instrumento que tocava uma suavidade, uma delicadeza e precisão sem iguais.

Foi incrível observar seu corpo como extensão do instrumento, bem como sua concentração, frutos da técnica e da experiência do musicista.

Com artistas desse quilate quase não temos contato no nosso cotidiano, não é mesmo?  A mim, por exemplo, teria sido impossível ouvir um concerto como esse, se não fora eu ganhar o ingresso. E, assim, por tudo isto, eu me sentia grato: por estar ali, ouvindo o raro violoncelo de Yo-Yo Ma, bem como o piano perfeito da inglesa Kathryn Stott, com quem ele tocava.

Quando a gente confere a performance de artistas de tanto prestígio e de carreiras tão gloriosas em toda sua longevidade, sentimos que há qualquer esperança no futuro da humanidade, sim! Essa é uma das provas que justifica  o futuro feliz que nos aguarda.

Toda a criação divina em seu esplendor se revela por tais depoimentos, eles são como sinais de que o futuro é belo e bom! Assim, clamava, ontem, o som do piano, do violoncelo, fosse por meio da Suite italienne de Igor Stravinsky, ou da Alma Brasileira de Villa-Lobos, do Oblivion de Astor Piazzolla ou da Dança Negra, de Carmargo Guarnieri.

Kathryn Stott
Tais compositores e obras foram aqueles que a dupla tocou ontem, na Série Branca das apresentações promovidas pela Sociedade de Cultura Artística.
Hoje, na Série Azul, eles tocam Manuel de Falla, Olivier Messiaen e Johannes Brahms.

Ontem, em tempo real, no intervalo do concerto, postei no facebook:  “obrigado obrigado obrigado ouvir yo-yo ma e kathryn stott tocando villa-lobos e piazzolla foi incrível! graças e louvores a Deus! aos anjos nos céus!”

Estou me sentindo assim mesmo até agora, ou seja, agradecido aos anjos todos! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário