quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sentir-se enlevado


Quando o sol incandesce a paisagem o meu desejo se renova e a primeira vontade que tenho é a de cantar um cântico de louvor ou uma canção de amor, que, afinal, são a mesmíssima coisa.
Fico, no entanto, procurando por essa canção que não foi sequer criada, pois embora jubilosa e exaltada ela deverá ser também serena.
Quero tornar público que eu sempre desejei o equilíbrio, mesmo quando isso não era ainda possível.
Aprendi a difícil lição de que começamos a valorá-lo depois que conhecemos o horror do surto. Assim, uma vez transpassado o ensaio da loucura, humílimos, reconhecemos a possibilidade e a necessidade do equilíbrio.
Isso tudo pensei, vejam só, na manhã de hoje, enquanto ouvia a composição Doce de Coco, de Jacob do Bandolim, pelo rádio, durante o trajeto para o trabalho.
Percebi, por fim, que essa obra parece evocar de algum modo esse equilíbrio que eu desejo viver: algo doce e prenhe de bondade. 
Trata-se, portanto, de uma experiência de prazer. Mas, uma espécie de prazer que alcança em seu socorro essa sensatez do equilíbrio das emoções, quando se revela o que chamamos de enlevo.  


2 comentários:

  1. Realmente Josafá, Estamos sempre procurando o equilíbrio da vida. E, porque não procuramos este equilíbrio através de uma canção seja esta qual for. Toda música encanta nossos corações.Sendo assim, vamos curtir o Doce de Coco de Jacob do Bandolim.***

    ResponderExcluir
  2. Sim, façamos isso mesmo! Seu comentário foi também encantador.***

    ResponderExcluir