quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudar vale a pena mesmo!

Estudar vale a pena


Se não fosse a escola eu teria sido tão infeliz!

Sim, eu também sofria bullying na minha infância na escola, contudo isso não impedia que um movimento paralelo também acontecesse! Eu diria que se tratava de uma força que em mim crescia e que só a escola podia autorizar: a do desenvolvimento da minha inteligência.

Eu notei que isso se deu como um resultado natural, decorrente de fazermos acontecer aquilo mesmo que a escola propiciava, então, mas que, eu acredito, ainda propicia: a conquista lenta e gradual da autonomia intelectual do ser.

As crianças e também os jovens e mesmo os pais, os professores, a sociedade: todos reconhecem isso. Obviamente, isso não acontece o tempo todo entre os muros da escola, porque ela também tem seus descompassos, e ainda aqueles que são contra ela e que estão muitas vezes dentro dela: um professor relapso, preguiçoso, descompromissado e um aluno idem.

É no interior da escola que o exercício da convivência vai se fazendo e em conjunto. Lembro-me quando eu lecionei inglês para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, isso há muito tempo. Era na periferia de Taboão da Serra, cidade da grande São Paulo. Certa feita, entrei na sala e os alunos estavam afoitos, promovendo uma guerra de bolinhas de papel: nem notaram minha presença. Silenciosamente, eu fui andando por entre eles e fui recolhendo, um por um, todos os papéis que inundavam o chão. Aos poucos, alguns foram notando minha presença e cutucando o coleguinha mais próximo e como eu nada dizia, mas contrito continuava minha tarefa, eles foram muito lentamente se acalmando e assistindo aquele professor que recolhia todo o lixo... Transformara-me momentaneamente em faxineiro.

Quando terminei de recolher o lixo, uma tarefa que levou alguns minutos, a sala estava quieta, os alunos atônitos. O produto final foi para o lixo e eu aproveitei para tratar do tema, falar um pouco acerca do fato de que nós fazemos o lugar que habitamos, que queremos ou desejamos: ele pode ser construído ou destruído de acordo com a nossa vontade.

Penso que o mesmo se dá em relação a essa experiência de passarmos tantos anos sentados nos bancos escolares. Somos nós que fazemos disso algo que vale a pena ou não. Sem dúvida, quando aprendemos a nos dedicar aos estudos, podemos nos dedicar a tudo o mais. Seremos dedicados no trabalho, alcançaremos o sucesso pretendido, e, sim, a bagagem cultural que a escola nos oferece sempre será utilizada no nosso cotidiano.

Mesmo quando você, por ventura, perder tudo, ou caso venha a surtar em determinado período da vida, e abandone o emprego, indo para a rua, sentindo-se completamente só, ainda assim a bagagem cultural que você tenha adquirido por meio dos estudos jamais será perdida. Apenas no caso da tristeza de você vir de fato a desenvolver uma patologia como a esquizofrenia ou algo do gênero é que poderá perdê-la (ao menos momentaneamente) e, conjuntamente, o melhor uso que poderia ter feito dela.

Vale a pena estudar porque é preciso ser uma pessoa melhor, sempre. Muitos não precisam da escola para isso, os chamados autodidatas, mas esses são poucos. Quando somos aqueles que estamos na escola, precisamos e devemos aproveitar essa oportunidade. Sou da opinião que devemos sempre defendê-la, aos seus alunos, professores, a toda comunidade escolar. Portanto, quando estamos dentro da escola precisamos lembrar que somos parte dela, que a escola depende de cada um, dependerá daquilo que plantamos nela, hoje, aquilo que ela ainda possa vir a ser no futuro!

6 comentários:

  1. Belo texto Josafá! Lembrei dos meus bons tempos de escola! Que época boa e importante na vida! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Catarina,
    Ah essa coisa boa da lembrança do tempo de escola, então, é uma beleza, mesmo! :-D

    ResponderExcluir
  3. Eu também me lembrei de coisas boas, como aluna e como professora. Essa sua atitude de entrar e ficar em silêncio e pegar os papéis... ah! Fiz coisas do tipo. Parava aulas para falar da vida e de importância de aprender. Dizia que o professor está lá para ensinar, ser questionado, só dependia deles querer aprender... Muitas vezes ao sair de uma aula assim em que o conteúdo até ficava de lado para eu falar de coisas desse tipo, chegava na sala da Diretora e dizia: "Perdi uma aula inteira conversando com eles." ao que ela me respondia: "Não, você ganhou, no futuro..." E eu concordava. rs

    Adorei seu post porque me vi muito nele.
    Parabéns... Você é uma pessoa especial, Josafá!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. josafá!
    Meu amiguinho, este seu texto deveria ir para o mural de todas as escolas. Assim, os professores, os alunos e todos aqueles que de uma forma ou outra, é um pouco responsável pelo futuro deste pais. Parabéns pelo seu texto. Como professora, senti que faço parte dos seus dizeres. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Rita que emocionante! Você tem razão: ser professor é mesmo esse aprendizado que se dá full time né? E, muitas vezes, quando achamos que erramos é quando mais acertamos e, oh!, o contrário também pode ser verdadeiro!
    Obrigado linda, obrigado também por ter compartilhado essa postagem lá no facebook. :-)
    Outro beijo!

    ResponderExcluir
  6. Querida Professora (anônima)
    Sim você faz parte do que pretendi dizer. Seja bem-vinda sempre!
    Obrigado por achar que a comunidade escolar deveria conhecer essa postagem. Fico lisonjeado! Escrevi mesmo pensando com carinho nessas pessoas e na escola!
    um abraço

    ResponderExcluir