domingo, 15 de fevereiro de 2009

Do amor de Jesus

Alguns representantes de grupos cristãos denominados genericamente de evangélicos têm a descortesia de, ao encontrar-me na rua ou em qualquer espaço público em que nos cruzamos, exclamarem ao me ver: "Jesus te ama". Sempre me senti ofendido quando esse tipo de manifestação por parte de um desconhecido foi a mim dirigida. A frase singela na sua natureza poderia de fato ser de bom augúrio, mas para assim o ser a pessoa deveria sorrir e dizer num tom de cumplicidade daqueles que partilham a mesma fé na pessoa de Jesus ali evocada por meio de seu amor. Assim, eu e esse meu irmão evangélico saberíamos ambos do amor de Jesus em particular pela minha pessoa e, nesse caso, essa seria uma condição apenas confirmada.

No entanto, não se trata de nada disso em absoluto. Os tais evangélicos que se aproximam de mim falando do amor que Jesus tem por mim, o fazem de um modo bastante agressivo, sugerem pelo tom, pela máscara de reprovação ou até mesmo de piedade que esboçam em seus semblantes, que eu absolutamente ignoro esse amor de Jesus por mim e que, assim sendo, eu estou condenado a estar afastado de Jesus, o que pode ainda sugerir que talvez eu esteja vagando no mundo em companhia de seres de baixa frequência, como o demônio ou o que o valha.

É evidente que o que desperta nesses cristãos tal sentimento é algo que em mim lhes assusta e que é de ordem sexual. Já notei que todos os que assim se manifestam estão primeiros preocupados com aquilo que eu represento e não com o amor que Jesus teria por mim em qualquer circunstância e que, ainda assim, é reiterado. São todos aqueles que abraçaram a fé cristã para rejeitar em si mesmos qualquer coisa que não lhes parecia combinar com essa mesma fé. A verdade é que os que dizem que Jesus ama a mim são ressentidos. Tiverem de deixar de ser eles mesmos para acreditar no amor de Jesus e lamentam que eu continue sendo a mim mesmo e que assim sendo, supostamente, eu não conheça o tal amor.

Já tive inúmeras reações, algumas patéticas outras hilárias, a esses encontros inesperados com os amados por Jesus. Uma resposta que lancei essa manhã para uma senhora evangélica rancorosa, embora piedosa:

A Senhora não me conta nenhuma novidade. Acredito que se Jesus não me amasse ele não poderia amar a mais ninguém!

2 comentários:

  1. muito bom amei,tudo que vi no seu blog ok.

    ResponderExcluir
  2. Cara Maria,

    Eu ainda não tinha visto esse seu comentário, aliás esse foi o único post sem comentário por um certo tempo...
    Muito obrigado. Que bom que vc curtiu!

    ResponderExcluir