sexta-feira, 8 de maio de 2015

A pergunta que não deveria ser feita

Quando eu era mais jovem, eu achava normal e louvável que se declarasse a orientação sexual e estranhava quando alguém não se declarava, por exemplo, homossexual.

Isso tinha a ver com o fato de eu já ter sofrido preconceito de pessoas muito queridas justamente após elas terem descoberto por terceiros a minha verdadeira orientação. Ingenuamente eu acredita que se elas tivessem sido informadas por mim, elas não teriam tido preconceito. Pobre ilusão...

Contudo, o tempo passou e hoje acho absolutamente grosseiro quando alguém me pergunta: "Você é homossexual, heterossexual ou bissexual?" Isso é ainda mais desagradável se a pergunta for feita por uma pessoa que eu mal conheço e que se sente muito à vontade em me questionar apenas por que ela já imagina qual seja a resposta e, portanto, quer apenas uma confirmação...

Foi o que aconteceu comigo outro dia e a minha reação foi:

- Meu! Jura que você está me perguntando qual é a minha orientação sexual? Você não acha falta de educação perguntar a esse respeito a uma pessoa com a qual você não tem intimidade?

O rapaz ficou meio surpreso com minha resposta e achou melhor responder, por sua vez, alguma coisa a título de esclarecimento: "Eu não tenho problemas com isso, eu não tenho preconceito."

De minha parte, achei melhor esclarecer também o seguinte:

- Ainda que isso possa ser verdade, seria interessante que você ao menos refletisse a respeito desse seu questionamento a minha pessoa. Por exemplo, eu considero muito estranho que você se sinta à vontade para fazer um pergunta de natureza íntima a alguém que você acabou de conhecer.
Além disso, há uma outro aspecto da questão - e isso talvez seja ainda mais importante. Quando você me pergunta a respeito da minha orientação é devido ao fato de que, muito provavelmente, você já tenha um palpite a esse respeito e está tão somente querendo uma confirmação... Eu não consigo, por exemplo, imaginá-lo fazendo essa mesma pergunta a alguém que você tenha certeza que é um heterossexual. Aliás, será que algum heterossexual já foi questionado sobre a sua orientação sexual? "Você é heterossexual?" Acredite: nenhum heterossexual já ouviu essa pergunta. Então, por que um homossexual precisa ne-ces-sa-ri-a-men-te se assumir homossexual ao mundo? Evidentemente que ele pode e deve, se quiser. O que eu questiono a partir da sua pergunta é: Por que as pessoas não podem simplesmente conviver com um homossexual sem questioná-lo sobre a sua vida íntima ou tão somente deixar que as questões concernentes à intimidade dessa pessoa venham à tona, naturalmente, à medida em que o tempo e o espaço do convívio permitam que se fale sobre sexo etc?
E saiba: eu não estou me sentindo ofendido (embora, nesse sentido que aqui expus, a sua pergunta seja realmente ofensiva) eu apenas estou surpreso com o fato de que uma pessoa que me parece inteligente não tenha pensado nisso tudo por conta própria. 

Um comentário: