sexta-feira, 9 de março de 2012

Precious jewel


Pode acontecer de eu ter um juízo de valor negativo acerca de alguém que mal conheço e essa pessoa em determinada ocasião dizer algo que se revele inesperado. Quando, então, sua cena enunciativa provaria meu erro de julgamento. Nesse instante, eu me reconheceria nulo de bondade e em um estado lastimável: surpreso com o que há de positivo no outro, e que, no entanto, revelaria o que há de negativo em mim.

Pode ainda acontecer de eu achar que não veria mais determinados desafetos, mas uma circunstância fortuita e imperiosa os reaproximar em arena de contenda. Então, eu desejaria saber o porquê disso, mas poderia ficar sem resposta imediata, apenas com o acontecimento desse evento que nos reúne e que pode lhes proporcionar motivos para que talvez me detestem mais uma vez!

E o que acontece quando me perguntam algo com ironia e desprezo? Posso responder com ironia e desprezo semelhantes. Meu Deus! Como assim? Logo eu, que desejava apenas ser magnânimo!

De onde deveria vir minha atitude diante disso tudo, uma vez que tudo isso, afinal, acontece? Da compreensão de que é preciso concentração e fortaleza constantes para que, enfim, a generosidade seja a minha resposta pronta em todo e qualquer evento.

Para o alcance desse intento é preciso urdir o espírito na profundidade das circunstâncias.

Isso é cuidar do bem maior: aquilo que se pretende alcançar. Esse bem é o fruto verdadeiro do amor que me cerca e ao qual confio a mim mesmo como joia preciosa, de valor inestimável.

2 comentários:

  1. Josafá, é muito difícil ser magnânimo quando nos nos deparamos com pessoas desrespeitosas , pessoas sem nenhuma tolerância, muito menos generosas e que acima de tudo se acham perfeitas. Sendo assim, somos obrigados a aceitar este desafio negativo, para poder polir a joia preciosa que se encontra dentro de nós

    ResponderExcluir
  2. Pois é... palavras do velho e bom Paulo Leminski:

    viver é superdifícil
    o mais fundo
    está sempre na superfície


    Né?

    luciana

    ResponderExcluir