domingo, 11 de março de 2012

Bonsais e a arte de Takanori Aiba


Outro dia eu estava na casa de uma amiga que tem um bonsai e eu precisei tirar essa foto em que ele aparece na janela, com a vista da cidade de São Paulo ao fundo. Amo esse contraste que observamos entre as arvorezinhas minúsculas e seu entorno, então, agigantado. Também curto esse transporte a que somos remetidos como que para um mundo de liliputianos, quando em contato com esse ser vivo e pequenino que é um bonsai.
É como se tal mundo minúsculo e belo pudesse ser maior que o mundo comum e feio que, no entanto, é onde precisamos viver de qualquer modo! rsrsrs
Talvez, o contato com ambas as realidades externas - o mundo feio e agigantado e o mundo pequenino e belo - possa nos auxiliar na nossa sinceridade em relação ao que é belo e reside dentro de cada um de nós.
Assim, ainda que isso nos pareça minúsculo, tal beleza interna e que possa se propagar na nossa atitude no mundo, isso tudo poderá, de qualquer modo, ser impactante naquilo que representa em termos dessa relação de transformação do mundo exterior, onde estamos mergulhados. ;-)

Por falar em beleza impactante, vejam o que ainda noutro dia uma amiga postou no facebook: esse bonsai super florido e com o qual eu fiquei extasiado!

Já, hoje, uma outra amiga querida postou um link para o trabalho de Takanori Aiba (相 羽 高 徳). O artista de 59 anos, natural de Yokohama, no Japão, é formado em tecelagem tradicional japonesa pela Tóquio Zokei University. Construiu sua carreira primeiro como ilustrador freelancer e seus trabalhos apareceram em uma importante revista japonesa de moda: a Popye.

Ao fundar sua própria companhia, a Graphics and Designing Inc, em 1981, ele expandiu sua carreira, integrando a atividade de diretor de arte para espaços arquitetônicos. Seus principais trabalhos nessa área foram para o Shin Yokohama Chinese Noodle Museum, Muse du Petit Prince de Saint Exupery a Hakone e Ninja Akasaka. Desde 2003, ele tem trabalhado em obras de arte tridimensionais e que combinam seu conhecimento e experiência como ilustrador e arquiteto. Em setembro de 2010, ele teve uma exposição individual, "Aventuras dos olhos", na Kakiden Gallery, em Tóquio.

Kazuko Todate, crítico de arte japonês, disse sobre essa exposição que a imaginação do artista é fantástica e, às vezes, até quimérica. E que, no entanto, tais representações não se parecem com sonhos impossíveis. Na verdade, as pessoas acreditam que eles são edifícios e espaços verdadeiros, porque Aiba representa não apenas o contorno, mas também todos os detalhes elaborados da construção. Mesmo no trabalho de pintura, quando plana e bidimensional, Aiba cria imagens que se expandem para os lados, para trás, e mostra também esse mesmo movimento em relação ao interior dos edifícios. Ele circula seus olhos ao redor, e intencionalmente vaga entre os prédios no espaço: seus olhos são como os de um pássaro ou como os do vento.

É o que você poderá ver ainda mais lá no seu site. Eu trouxe para cá essas construções lindas e absolutamente integradas com os bonsais. Supèrbe!







4 comentários:

  1. Que texto lindo Josafá! Amo bonsai e esse artigo sobre o trabalho de Takanori Aiba é muito interessante. Que trabalho lindo o dele, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bonsai é um ser que encanta mesmo e a todo mundo não é? O artista é super talentoso. Eu achei que tinha que divulgar! ;-)

      Excluir
  2. Viva o artista que se entrega a esta arte! Viva o BONSAI!!!.

    ResponderExcluir