sábado, 31 de março de 2012

I want to show how basically simple it is to have paradise on earth (Hundertwasser)

Vejam como é bela a vida na web! Eu estava de bobeira no facebook e uma amiga postou umas informações a respeito de Friedensreich Hundertwasser ou Friedrich Stowasser e que ela trouxera de um site de divulgação do trabalho do artista. Eu nunca tinha ouvido falar nele e ela tampouco: ficamos apaixonados! 


Trata-se de um artista austríaco talentosíssimo! Ele nasceu em 1928 a bordo do RMS Queen Elizabeth 2 (isso não é ótimo?) e deixou esse mundo em 2000. Sua atuação no universo das artes foi sobretudo na pintura e na arquitetura.


Nesse site, você poderá ler textos ótimos em inglês a respeito da sua filosofia de trabalho e ver a extensão de sua obra (até tapetes ele criou!). Eu trouxe para cá apenas imagens desse mundo fantástico de sua arquitetura. Esse seu mundo emocionou-me, sobretudo, devido a impressão que tive de que os melhores contos de fadas da minha infância tiveram, enfim, seus cenários materializados!


Dos textos que minha amiga selecionou do site, esse em particular me arrebatou: 

Hundertwasser é naturalmente "verde", assim como ele é naturalmente pintor, austríaco, cosmopolita ou pacifista. Desde sua mais tenra infância apresentou uma hipersensibilidade ao que estava a sua volta. A natureza é a realidade suprema, a fonte de harmonia universal, o seu imenso respeito pela natureza logo lhe despertou o desejo de protegê-la contra os ataques a que está sujeita pelo homem e pela indústria.







7 comentários:

  1. Respostas
    1. Lu,
      Mais uma vez muito obrigado. Sem vc esse post nem existiria! ;-)

      Excluir
  2. Que legal que você o descobriu!
    O que sempre admirei no trabalho desse maravilhoso artista austríaco é a paixão pela natureza, é daí que ele retira as constantes espirais e o fato de não haver linhas retas em suas pinturas.
    Cris Mura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional Cris. Acho incrível como esse trabalho lindíssimo é tão pouco comentado, ou pelo menos, foi tão pouco comentado na minha vida! Mas o importante é que estamos aqui admirando-o de qualquer forma, agora que os meios de divulgação são tão mais dinâmicos! ;-)

      Excluir
  3. Parabéns pelo post, Josafá, e por sempre partilhar o que é bonito e interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir