terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ser Livre é da Natureza



People, é tão bom ter uma network bacana no facebook!
Eu estou muito feliz com isso mesmo. Sabem por quê? Por exemplo, ficamos sabendo na hora certa o que interessa saber. Vejam o meu caso. Recentemente, adicionei uma artista/ilustradora chamada Lucia Brandão e, então, passei a receber suas postagens no meu feed. Hoje, Lucia postou uma notícia divulgada pela ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais. Uma boa notícia.

Está acontecendo, desde o dia 6 de dezembro e ficará aberta até o dia 12 de fevereiro de 2012, a exposição Passarinho na gaiola não canta, lamenta. Importante: a curadoria da exposição é de Lucia Brandão, que além de ilustradora é uma ativista ambiental e idealizou tal projeto em parceria com a ANDA. Eles contaram com o apoio entusiasmado de mais de 64 artistas do Brasil e de outros países como Itália, Portugal e Holanda.


Eu faço questão de divulgar por aqui e de ir prestigiar esse trabalho, porque tenho horror a passarinho na gaiola. E isso desde muito cedo na minha vida. Eu era pequenino e quando eu via uma cena tristíssima como essa (gaiolas com passarinhos dentro), desde então, eu questionava: Por que esse passarinho está preso? Que crime ele cometeu!? 

Outro dia, aliás, fiz uma postagem aqui em que eu contava uma experiência, desta vez mais recente, quando encontrei um senhor carregando uma gaiola coberta por um tecido, dentro de um transporte coletivo. Naquele dia, cheguei a uma conclusão sobre essa atitude e que, penso, parece ser a mesmíssima dos idealizadores dessa exposição, ou seja, de que é preciso educar as pessoas. Na reportagem da ANDA é dito isso mesmo: "A proposta é despertar, por meio da arte, consciências para combater o confinamento e o comércio de pássaros e, também, educar as pessoas em relação ao triste e cruel hábito de aprisionar aves em gaiolas."

Sim, prender pássaros em gaiola é sintoma de profunda ignorância.

Eu também fiz questão de trazer algumas imagens para cá, porque são de total interesse estético e nosso blog merece tê-las e, claro, você deve se interessar em conhecer isso tudo ao vivo e em cores.
Mas, todas as imagens que fazem parte da exposição estão também nessa galeria do flickr.
Local da Exposição: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542
Telefone: 11 3256-2636
Entrada franca.

by Mauricio Negro

by Cris Burger

by Ju Castelo

by Monica Fuchshuber

by Yara  Kono

by Cris Eich

2 comentários:

  1. Que legal!! Parabéns pelo seu blog e pelo texto delicioso!! ADOREI

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida. Parabéns a você, e ainda ao pessoal da ANDA e da Matilha Cultural, pela iniciativa. Eu também ADOREI isso! ;-)

    ResponderExcluir