quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Happy Birthday! Alegria! \o/

De todos os presentes e mimos que hoje ganhei,
esse, especialmente, trouxe-me prazer e alegria!
Pão de mel do Mosteiro de São Bento:
recheado com geleia de damasco e amendôas
A alegria é sempre como uma resposta à vida, essa que sentimos como a que merecemos.

No entanto, nenhuma alegria vem, e-xa-ta-men-te, desacompanhada. Pois, ao que tudo indica, é essa vida de alegria e dor, aquela mesmo que merecemos!
It is endeed!
Desde criança, eu curto meus aniversários. E as pessoas sabem disso, pois cantam “Parabéns a você... e sempre me aplaudem nessa data, desde então.
Graças a Deus, em cada fase da jornada da vida, sempre tive inúmeros amigos, queridos, a dizerem: Parabéns! Felicidades!
Como precisamos ouvir isso! Todos precisamos!
Hoje, no facebook, ficou quase impossível responder, individualmente, às manifestações de apreço e afeto, e isso enche de contentamento um coração de mortal.
É porque nos sabemos mortais que amamos. E o amor que, no entanto, começa agora e urgentemente, ele é a verdadeira promessa da vida de além e além, graças!
Lembro-me que houve apenas um período de minha vida em que deixei de comemorar meu aniversário: quando eu estava em torno dos 30 anos (Sabem? Ali, quando nos aproximamos dos 28, 29, 30, 31 e 32 anos?)
Pois bem, nessa fase inicial do meio-dia da minha vida as coisas ficaram turvas. É que parecia que uma tempestade terrível se armava e que sugeria qualquer coisa como um Armagedon pessoal.
Tolice, tolice, tolice.
A verdade é que tudo passa e isso também passou.

Alegria! \o/

Bastou eu fazer as pazes com Deus e – mesmo que isso tenha se dado por caminhos muito misteriosos – o sol voltou a brilhar, logo depois que as nuvens se abriram. É claro que primeiro elas se deram as mãos e iniciaram um pranto, bastante unidas. Mas, ao invés de tempestade mortal, o que caia, então, era uma garoa fina e serena, como aquela que cobre os vivos, no final da tarde do feriado de finados.

Hoje, nesse dia de meu aniversário, ainda que ocorressem coisas terríveis: alguém querido morresse ou eu mesmo! Penso que, ainda assim, o meu aniversário seria sempre a alegria da natividade: é que não preciso mais arrumar desculpas para viver qualquer martírio sem alegria. Mesmo uma alegria pequenina...
Sim, assim mesmo! Sei que toda alegria aponta para aquele futuro feliz, em que viveremos em algum lugar de bem-aventurança, e mesmo que, agora, ainda a vejamos alhures, no tempo e no espaço! Tão somente uma promessa! Ainda assim, ela é a mesma Alegria da vida que merecemos!

4 comentários:

  1. Isso é viver, meu querido Josafá!

    Quanto à alegria que sente hoje, você a merece! E muito!
    Simples assim.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Querido Josafá, estive com vc no meu coração todo o dia de ontem e também na véspera, que sou daquelas que curtem esperar a festa mais do que a festa. Mas faço os votos ainda depois da festa porque, bem sabemos, a palavra tem poderes próprios; então, lá vai: parabéns! Felicidades, alegrias e força pra jornada. Esteja bem, meu caro amigo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Luciana!
    Muito bom saber que você pensou em mim antes durante e depois da data!
    Sei que você é mesmo uma querida!
    abs

    ResponderExcluir
  4. Rita Ribeiro,
    Minha resposta sumiu! rsrs
    Eu quero te agradecer por parte dessa alegria, of course!

    beijos

    ResponderExcluir