quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O pensamento parece uma coisa à toa


City windows, office people by


Hoje, estou pensando em todos aqueles que trabalham em meio a muitas pessoas: imagine esses escritórios imensos, que tomam todo um andar de um igualmente enorme edifício em alguma cidade, também ela gigantesca, e onde cada qual está em frente a uma máquina.
Toda pessoa ali, ocupando sua célula da organização, terá um mundo inteiro dentro de si, necessariamente: suas memórias, desejos, aspirações, frustrações, alegrias, tristezas, sonhos.

O pensamento de cada um estará ocorrendo e a todo vapor, daquele jeito que ele costuma ser: para alguns, concentrado na atividade que executam, embora com laivos de devaneios, para outros, puro devaneio e apenas em alguma medida concentrado na tal atividade. rsrsrs

Agora, imaginemos alguém que percebe tais pensamentos dos outros e que se encontra ali também, evidentemente, com os seus próprios. Essa pessoa precisa se esforçar por desenvolver o seu modo de não se contaminar pelos pensamentos dos demais.

Como chamaríamos isso?

Como chamamos a esse esforço concentrado na fruição em pensar o bem (para si e para aqueles outros)? Mas também e, ainda, a essa colaboração consentida e solidária para com aqueles que pensam, mais ou menos, na mesma direção? E, por fim, somando-se a esses esforços precedentes, a esse outro: o do esmero na compreensão dessa Necessidade, daqueles que precisam ainda alimentar o pensamento com sentimentos de tristeza, pesar, ódio, inveja, tornando o ambiente pesado e insalubre?

Desconfio que poderíamos chamar a tanto esforço de um fiapo de boa-vontade. De qualquer modo, isso é já alguma coisa mais além desse aquém tão comum.

6 comentários:

  1. Jo...

    Cae la noche...

    Dos miradas se cruzan...

    La luz del sol es memoria y la luna alumbra los corazones de los inválidos, de los débiles, de las almas caritativas...
    El ron, la cachaça, el anís seco, el vino y la hostia...

    Un poco de paz para el viajero ¡se fue la luz! Y las computadoras se besan...

    Es, el cantor, como un memorialista, como un médium que desfallece ante tanta belleza...
    Camino por pasillos extenuantes: hay vida más allá de las puertas cerradas: hay miradas que esperan ser miradas: hay seres humanos llenos de maldad que aspiran a ser sanados: hay santos que esperan su turno para pecar...

    Camino por pasillos insondables y de repente recuerdo que soy, solamente, un pobre hombre.
    ¿quién espera más de mi?: solamente un iluso...
    ¿quién puede aspirar a comprender esos suspiros que escapan por debajo de los portones de Ikea?:
    Solamente un Dios arcaico, cubierto de musgos y fauna microscópica...
    NO SOY APRECIABLE: SOY SOLAMENTE UN ACCIDENTE.

    Bom fim de semana, lindo, lindeiro que vigila os lindes das lindezas dos sonhos de Sind e Samarcanda e sua gutural aspiração enérgica dos perfumes que paulatinamente chegan paulificados de vapores supérfluos e não paulistanos...

    Flor dos cantos na minha memória amiga...

    Bom fim (weekend) tenga você...

    Eu desejo para você e desde as calorosíssimas águas do "Ak Deniz" (a brancura azulada do noso mar) milhões de flores e deleitosos prazeres... ou simplensmente um pouco de paz cristalilna.

    Saudadinhas, nhas, nhas, sssss...

    ResponderExcluir
  2. Josafá Crisóstomo, quanta beleza eu vejo nos seus textos!!!. Parabéns. Sempre serei uma de suas leitoras que admira muito suas expressões!...

    ResponderExcluir
  3. Isso é um exercício dificílimo, Josafá. É preciso estabelecer determinadas sintonias e evitar outras tantas.
    É também um aprendizado...

    Gostei^^
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Enric querido,

    Que honra para mim ter a sua amizade. Como é bom conhecer um poeta!
    Eu não posso dizer que conheci a muitos tão proximamente como sinto que o conheço,e, sobretudo, que tivessem um carinho tão grande por mim e ainda lessem o que escrevo.
    Nesse sentido, você é o único: o meu amigo querido de além mar!
    Desejo a você os mesmos deleites que tão generosamente desejastes também para mim. Caso não sejam possíveis. Com certeza desejo-lhe a mesma PAZ, amigo!
    Você também é essa pessoa que, respeitosamente, eu ouço gritar ser um acidente, pois você é aquele que compreende a mim, um mero outro, e que, por minha vez, insisto em dizer que somos luz!
    seu amigo paulistano, Josafá Crisóstomo

    ResponderExcluir
  5. Querida leitora anônima, agradeço por essa generosa visão que você revelou do meu blog. Agradeço muito muito sua visita e espero-a sempre por aqui.

    abs
    josafá

    ResponderExcluir
  6. Rita querida!
    Dificílimo sim! É um exercício tão necessário, no entanto, não é mesmo!? Eu quero confiar nessa nossa capacidade de aprender isso mesmo para conquistar um pouco mais de paz e amor. Deus nos ajude!
    JC

    ResponderExcluir